SAÚDE

Praia Grande amplia vacinação contra covid-19 para novos públicos

Pessoas com comorbidades, deficiência, imunocomprometidas, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas poderão receber o imunizante

Redação
Publicado em 20/06/2024, às 10h21 - Atualizado às 10h36

FacebookTwitterWhatsApp
As 30 Usafas disponibilizarão as doses de segunda à sexta-feira, das 9h às 16 horas - Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
As 30 Usafas disponibilizarão as doses de segunda à sexta-feira, das 9h às 16 horas - Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande amplia a aplicação da nova vacina XBB Moderna contra a covid-19 a partir desta quinta-feira (20). Pessoas com comorbidades, imunocomprometidas, indivíduos com deficiência, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) e trabalhadores da saúde poderão receber a dose da vacina monovalente. Além desse público, o município já está aplicando o novo imunizante em pessoas acima de 60 anos e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

As 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) disponibilizarão as doses de segunda à sexta-feira, das 9h às 16 horas. O imunizante também ficará disponível no Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas – rua Thomé de Souza, 1.313, bairro Aviação), aos finais de semana e feriados, das 9h às 15 horas.

Siga o Costa Norte no Whatsapp e receba as principais notícias no litoral de São Paulo

A nova vacina é monovalente e está atualizada para combater uma subvariante da Ômicron/covid-19, a cepa predominante no momento. O esquema vacinal deste novo imunizante é dividido da seguinte forma: uma dose a cada seis meses para pessoas acima de 60 anos, imunocomprometidos e gestantes e puérperas; uma dose por ano para pessoas com comorbidades, com deficiência, idosos em instituições de longa permanência e trabalhadores da saúde.

É possível receber a nova vacina contra a covid-19 e, no mesmo dia, o imunizante contra a gripe, poliomielite (para crianças menores de 5 anos) e as demais vacinas do calendário anual de vacinação que eventualmente estejam em atraso, não tendo necessidade de intervalo entre as vacinas. No entanto, para poder receber o imunizante XBB Moderna, as pessoas acima de 60 anos, imunocomprometidos e gestantes e puérperas deverão respeitar um intervalo de seis meses da última dose recebida contra a covid-19. Já as pessoas com comorbidades, com deficiência, idosos em instituições de longa permanência e trabalhadores da saúde deverão respeitar um intervalo de um ano da última dose contra a covid-19 recebida.

Documentação

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência. Pessoas com comorbidades, deficiência ou imunocomprometidas devem apresentar laudo que comprove essa condição. As gestantes devem mostrar carteira de pré-natal e as puérperas, comprovante de realização do parto até 45 dias antes. Os trabalhadores da saúde precisam apresentar carteira do conselho de classe válida ou comprovante de vínculo com a instituição em que atuam (declaração do empregador, carteira de trabalho ou holerite, por exemplo).

Com informações de prefeitura de Praia Grande

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!