Praia da cidade da Baixada Santista tem atraído também muitos moradores, pois oferece diversas opções de lazer e compras
Com 1,5 km de extensão, a praia da Guilhermina em Praia Grande está entre as mais tradicionais da cidade da Baixada Santista e é cada vez mais procurada pelos turistas que escolhem Praia Grande como destino. Possui um ambiente bem familiar e o bairro, de mesmo nome, conta com boas opções de passeio e compras.
Quer saber tudo o que tem de bom nesta praia, como chegar, dicas e um pouco de sua História? Veio ao lugar certo, então. O Portal Costa Norte traz estas respostas!
A praia da Guilhermina fica entre as praias do Boqueirão e Aviação. Como quase todas as praias de Praia Grande, ela possui uma larga faixa de areia e normalmente suas águas são calmas, o que é bom para quem vai com as crianças, mas nos dias de mar agitado há quem se aventure a pegar umas ondas.
Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo
Para chegar é bem fácil. Quem vem da capital paulista ou de cidades como Santos e São Vicente tem a opção de pegar a via expressa sul. Se preferir, pode escolher a avenida Presidente Kennedy ou a Castelo Branco (avenida da orla) para já ir curtindo Praia Grande.
Quem quiser chegar à Guilhermina de ônibus municipal, as principais opções, tanto saindo do Terminal Tude Bastos quanto do Terminal Tático na Vila Mirim, são as linhas 11 e 17. A linha 11 segue pela avenida Castelo Branco e é a ideal para quem quiser seguir diretamente à praia. Já a linha 17 segue pela avenida Presidente Kennedy.
No calçadão da praia da Guilhermina não faltam opções de lazer. A mais famosa é a Praça Portugal. Com uma bela estrutura pergolada, o local recebe uma feira de artesanato e gostosuras nos fins de semana e feriados; além de eventos e apresentações musicais em ocasiões pontuais.
Você deve estar se perguntando: a que horas abre a feirinha da Guilhermina, em Praia Grande? A feirinha abre todas as sextas, sábados, domingos e feriados, das 16h00 às 22h00. Ainda no calçadão, há o novo conceito de quiosques de Praia Grande e o Espaço Kids alusivo à Era Glacial. A criançada vai amar!
O Espaço Kids Guilhermina conta com brinquedos, atividades educativas e monitores. E mesmo os adultos se divertem tirando fotos com o lúdico cenário composto por iglus e animais marinhos cenográficos. Ele fica localizado na altura da rua Doutor João Sampaio.
A praia da Guilhermina não foge à regra das suas vizinhas e também conta com ciclovia e amplo trecho de calçadão para aquela boa caminhada. Na faixa de areia também há os tradicionais carrinhos de praia para quem quer provar uma porção ou tomar uma água de coco geladinha sem ter que sair da beira do mar.
Bem próxima ao calçadão da Guilhermina também fica um dos cartões-postais de Praia Grande: a Praça Lions, carinhosamente chamada de “Praça do Barquinho” por expor um simpático barquinho de pesca de verdade em um espelho d’água.
Outra praça do bairro que merece atenção é a Ceferino González Vega, na avenida Guilhermina, altura da rua Embaré. O local conta com pérgolas e bandeiras dos 26 estados brasileiros, de Praia Grande e comemorativa aos 500 anos do Descobrimento.
O trecho da avenida Presidente Kennedy que corta o bairro fervilha. Não é para menos, afinal, são inúmeras opções de comércios, como supermercados, atacadistas, home center e fast foods. Por todas essas facilidades, é cada vez maior o número de pessoas que optam pelo bairro da Guilhermina para morar em Praia Grande.
Confessa: sempre teve curiosidade de saber o porquê do bairro ter esse nome, não é mesmo? Calma, a gente tá aqui pra explicar tudinho.
O bairro da Guilhermina teve seu início com um loteamento em 1925. Entre os donos do empreendimento estavam os irmãos Guilherme e Arnaldo Guinle, que pertenciam à família dona da Companhia Docas de Santos.
O pai deles, Eduardo Guinle, foi o responsável pelo início da construção do cais santista no fim do século XIX. O nome do bairro é uma homenagem à mãe de Guilherme e Arnaldo, dona Guilhermina. Antes de ser loteado, o terreno do futuro bairro Guilhermina tinha plantações de melancias e abacaxis.
Em 1928 o bairro foi palco para a inauguração do primeiro hotel de Praia Grande, o Hotel dos Alemães, que já não existe mais e ficava no que hoje é a esquina entre as avenidas Castelo Branco e Guilhermina.
Uma curiosidade da Vila Guilherme é que, assim como outros bairros da cidade, a maioria de suas ruas leva nomes de países das Américas, como: rua Guatemala, rua Venezuela, rua Argentina, rua Canadá, rua Haiti, rua Honduras entre outras.
Veja também: