"O Pequeno Príncipe” e até o agente James Bond fazem parte da história do aeroclube Campo da Aviação, que foi desativado em 2002
Entre as diversas praias da cidade de Praia Grande, a praia da Aviação com certeza está entre uma das mais conhecidas e visitadas. Mas você sabe o porquê dela se chamar assim?
Bem, quem é mais "das antigas" ainda lembra do icônico Campo da Aviação, que ficava no bairro e inspirou o nome deste. O que nem todo mundo sabe é que o local era repleto de histórias pra lá de interessantes.
Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo
Tudo começou em 1936, quando foi inaugurado o Aero Club de Santos que, apesar do nome, ficava em um grande terreno em Praia Grande, que nesses tempos ainda fazia parte de São Vicente.
Não demorou para que o espaço ficasse conhecido como “Campo da Aviação”. O aeroclube, em 1940, foi uma das primeiras pistas de pouso utilizadas pelo Correio Aéreo Nacional. Ele também foi campo de pouso para a empresa francesa Latecoère, que mais tarde deu origem a emblemática companhia aérea Air France, até hoje em operação.
Nomes famosos também estão atrelados à história do Campo da Aviação. Por lá chegou a passar o “pai” do “Pequeno Príncipe”, o escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry. Em 1961, quem esteve no aeroclube foi o ex-presidente da República Jânio Quadros, logo após a sua renúncia ao cargo.
Veja também:
Outra história curiosa envolvendo o Campo da Aviação é sobre um aviãozinho que por muito tempo ficou em uma rotatória em frente ao local, na avenida Presidente Kennedy, umas das vias mais importantes de Praia Grande. Aquele aviãozinho era um microjato original usado em um dos filmes do famoso agente James Bond, “007 Contra Octopussy”. Atualmente ele não está mais lá, após uma das diversas remodelações pelas quais a via passou. Mas agora pode ser visto na exposição “Pelos Campos da Aviação”, no Hall de Entrada do Palácio das Artes, que é um dos eventos que comemora o aniversário de 56 anos de emancipação de Praia Grande.
O Campo da Aviação foi desativado para pousos e decolagens em 2002. Uma das únicas lembranças que marcam o que aquele lugar representou é um monumento localizado na orla do bairro Aviação, bem em frente ao terreno que abrigou o aeroclube.
Após passar anos abandonado, parte do terreno vem sendo palco de construções como a do shopping Pátio Aviação, que deve ser inaugurado em breve.