CARNAVAL 2024

Mesmo sem Carnaval, Praia Grande reforça segurança para os dias de folia

Cidade não tem programação para os dias de folia, mas Operação Carnaval contará com ações da PM, GCM e Polícia Civil, para garantir mais segurança

Redação
Publicado em 08/02/2024, às 14h04 - Atualizado às 14h24

FacebookTwitterWhatsApp
Praia Grande deve receber muitos turistas, atraídos por sua imensa orla praiana - Divulgação/Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande
Praia Grande deve receber muitos turistas, atraídos por sua imensa orla praiana - Divulgação/Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande

Muita gente pode até estranhar, mas Praia Grande, mesmo sendo um dos destinos mais procurados, durante o Carnaval no litoral de São Paulo, não tem uma programação oficial para os dias de folia, diferentemente das cidades vizinhas, como Santos, São Vicente e Mongaguá

A cidade até chegou a ter desfiles de escolas de samba, entre 2008 e 2015, mas a partir desta data, por causa de uma questão financeira referente à  Liga das Escolas de Samba de Praia Grande, foram suspensos os eventos carnavalescos. Em agosto de 2023, o vereador Emerson Camargo dos Santos chegou a requerer, na Câmara Municipal, a formação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV), para tratar da retomada do Carnaval no calendário oficial de eventos da cidade, em 2024. O Portal Costa Norte entrou em contato com a prefeitura de Praia Grande, para saber se há algum projeto, mas não obteve retorno.

Mesmo assim, a administração municipal divulgou que, para evitar transtornos durante os dias de Carnaval, autoridades da área de segurança pública e de secretarias municipais, se reuniram na tarde de quarta-feira (7), para discutir um esquema especial para o período.

A Operação Carnaval contará com ações conjuntas entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar. O comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar de Praia Grande, tenente-coronel Sidney Antônio dos Santos, explicou que o policiamento será reforçado, com escalas extras e equipes 24 horas de prontidão. “O objetivo é promover mais segurança aos moradores e turistas, em todas as áreas da cidade, como orla, centros comerciais, viadutos, entradas e saídas do município”. Ele lembrou, ainda, que o efetivo da Operação Verão, que veio de outros municípios do estado, para reforçar a segurança, ainda permanece na cidade até o fim do Carnaval.

A Polícia Civil também se organizou para o período, com a elaboração de escalas extras de trabalho, dobrando o efetivo de escrivães e investigadores a cada plantão, conforme ressaltou o delegado Seccional de Praia Grande, Flávio Gastaldi. “Com isso, as equipes da PM e da GCM levarão menos tempo fazendo o registro das ocorrências e voltarão mais rapidamente ao patrulhamento nas ruas”.

Ainda de acordo com a prefeitura, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) vão realizar forças-tarefas com foco, principalmente, na perturbação do sossego, irregularidades de trânsito, comércio irregular e eventuais delitos, como furtos e roubos. As ações terão o aporte de outras secretarias municipais, como Trânsito, Urbanismo e Meio Ambiente, cujos representantes também participaram da reunião.

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) Marcos Roberto Barbosa Craveiro, as equipes estarão atentas a qualquer irregularidade. “Essa integração entre as forças de segurança é fundamental, para que possamos atuar de forma efetiva e em várias áreas da cidade. Contamos também com o bom senso das pessoas, para que todos possam ter dias de descanso e diversão, mas com tranquilidade”.

Monitoramento

GCM monitorando câmeras em PG
Câmeras de monitoramento auxiliam forças de segurança em Praia Grande - Prefeitura de Praia Grande

A prefeitura lembrou que Praia Grande conta com um importante recurso para reforçar a segurança: mais de 3.400 câmeras dotadas de modernos softwares, como o de reconhecimento de caracteres, instaladas em pontos estratégicos da cidade, dando suporte às ações da GCM e da PM, por meio, principalmente, do patrulhamento virtual.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!