Lustre localizado na escadaria da entrada do Palácio das Artes encanta pela suntuosidade e é cenário perfeito para registrar momentos inesquecíveis
Esther Zancan
Publicado em 23/08/2024, às 10h45
Engana-se quem pensa que os cartões-postais de Praia Grande se resumem às belas paisagens de sua extensa orla. Uma peça que faz inveja aos cenários mais clássicos e suntuosos é um ponto já tradicional da cidade para selfies e, até mesmo, para fotos de álbuns de casamentos, debutantes e formaturas. Estamos falando do imponente lustre que fica na escadaria da entrada do Palácio das Artes, que faz alusão ao clássico O Fantasma da Ópera, do escritor francês Gaston Leroux, em uma de suas cenas mais emblemáticas, quando um lustre sobe ao teto do teatro.
O deslumbrante lustre de Praia Grande, cujas formas também remetem à figura do Arlequim, foi inaugurado juntamente com o Palácio das Artes, em 11 de setembro de 2008. A peça é composta por 12 mil pedras de cristal e 120 lâmpadas, distribuídos por uma armação de 3,20 metros de altura por 2,60 metros de largura; uma estrutura decorativa perfeita para que momentos especiais sejam eternizados no local.
O design do lustre foi elaborado pelo escritório de projetos especiais da prefeitura de Praia Grande. Já a confecção da peça foi realizada por uma equipe de profissionais da Argentina. Após o término de sua composição, o trabalho de montagem contou com participação dos próprios profissionais argentinos e funcionários da administração municipal, na época. De acordo com a prefeitura, a conservação do lustre é feita ao longo dos anos por meio de processo licitatório, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, para que siga como um dos pontos turísticos da cidade.
A administração municipal destaca que não há qualquer custo para agendamento de fotos nas escadarias e no complexo do Palácio das Artes, em caso de vídeo e fotos não promocionais. Todas as informações sobre a autorização podem ser obtidas no site da prefeitura praia-grandense. O Palácio das Artes de Praia Grande fica na avenida Presidente Costa e Silva, 1.600 - Boqueirão.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.