LITORAL EMPORCALHADO

Lixo invade faixa de areia de Praia Grande e revolta moradores

Descarte irregular de lixo por frequentadores das praias durante feriado revoltou moradores da cidade

Da redação
Publicado em 18/11/2021, às 09h30 - Atualizado às 10h57

FacebookTwitterWhatsApp
Imagens foram registradas na praia do Maracanã e revoltou moradores Lixo na faixa areia de Praia Grande revolta moradores - Foto: PGinfomidia
Imagens foram registradas na praia do Maracanã e revoltou moradores Lixo na faixa areia de Praia Grande revolta moradores - Foto: PGinfomidia

Moradores de Praia Grande, no litoral de São Paulo, ficaram indignados com a situação das praias da cidade após o feriado prolongado de Proclamação da República, na última segunda-feira (15).

As imagens foram registradas na praia do Maracanã, e divulgadas pela página PGinfomídia, de acordo com munícipes, o estado é o mesmo em outros pontos.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/NoticiasLitoral2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Após as imagens viralizarem, a administração municipal esclareceu que a limpeza da orla de Praia Grande é realizada diariamente, no período diurno e noturno, com equipes específicas atuando na faixa de areia, calçadão e avenida da praia.

Imagens foram registradas na praia do Maracanã e revoltou moradores Lixo na faixa areia de Praia Grande revolta moradores (Foto: PGinfomidia)

"As equipes iniciam a partir das 7h o serviço de rastelo manual na faixa de areia. Ao longo do dia acontece a varrição completa do calçadão, que conta com o serviço manual, além da utilização de maquinários especializados como o caminhão varredeira (que retira até pequenos detritos do meio fio e pontos de difícil acesso das ciclovias) e as vassouras elétricas (que retira detritos e areia do calçadão em menos tempo, agilizando o serviço em até cinco vezes)",  afirma a prefeitura.

Moradores x turistas

Quando se fala em feriado prolongado, férias escolares, fim de ano, sol e verão, é certo de que as praias do litoral ficarão cheias, o que gera emprego e renda para os moradores locais, porém é indispensável o bom senso e consciência de todos para que as praias do litoral paulista permaneçam limpas e apropriadas para banho.

A questão divide a região. De um lado, há um grupo majoritário que não esconde sua ojeriza pelos turistas, sobretudo os mais pobres, associando-os à bagunça. De outro, há um grupo minoritário, ainda tímido, que defende um litoral inclusivo, e aponta que a postura é preconceituosa.

O assunto deu o que falar neste feriado da Proclamação da República, um idoso caiçara comemorou que turistas foram embora do litoral e foi duramente criticado e chegou a ser chamado de “velho recalcado” por jovem. O desfecho dessa história você confere clincando aqui.

A administração municipal da Praia Grande também ressalta que a conscientização de moradores e turistas é muito importante para que o trabalho esteja sempre em dia, por isso além de contar com o bom senso e colaboração de todos.

Lixo na faixa de areia de Praia Grande Lixo na faixa areia de Praia Grande revolta moradores (Foto: PGinfomidia)

Segundo a prefeitura de Praia Grande, quem for flagrado realizando o descarte irregular de lixo na orla pode sofrer sanções de acordo com o Código de Posturas Municipais (Lei 657/89).

A prefeitura afirma que está finalizando o levantamento da quantidade de lixo recolhida na orla durante a limpeza do feriado e vai divulgá-lo oportunamente.

***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!