A VELHA CELEUMA

Idoso comemora que turistas foram embora do litoral de SP e é chamado de “velho recalcado” por jovem

Tradicional pendenga do litoral paulista dá as caras novamente e divide opiniões. Um grupo reclama dos turistas e os associa a bagunça, outro grupo diz que o sol é para todos e postura é preconceituosa

Da redação
Publicado em 16/11/2021, às 12h12 - Atualizado em 18/11/2021, às 11h44

FacebookTwitterWhatsApp
"Bando de velho recalcado", vociferou internauta Velhos recalcados - Idoso comemora que turistas foram embora do litoral de SP e é chamado de “velho recalcado” por jovem - Imagem: Reprodução / Itanhaém e outros destinos Turismo & Notícias@Facebook
"Bando de velho recalcado", vociferou internauta Velhos recalcados - Idoso comemora que turistas foram embora do litoral de SP e é chamado de “velho recalcado” por jovem - Imagem: Reprodução / Itanhaém e outros destinos Turismo & Notícias@Facebook

Já virou tradição. Após todo feriado, emerge do subsolo do litoral de São Paulo uma curiosa celeuma que divide moradores e se manifesta nas ruas e nas redes. De um lado, há um grupo majoritário que não esconde sua ojeriza pelos turistas, sobretudo os mais pobres, associando-os à bagunça. De outro, há um grupo minoritário, ainda tímido, que defende um litoral inclusivo, e aponta que a postura é preconceituosa.

Durante e após este feriadão de 15 de novembro não foi diferente e o pau quebrou nas redes regionais. Na manhã de ontem (15), uma página regional de Praia Grande foi criticada após ironizar um grupo de banhistas.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/NoticiasLitoral2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

“O que faz essa pessoa levar essa caixinha de som para a praia? Olha que te espera aqui em Praia Grande [sic]”, comentou, com sarcasmo, a página sobre a imagem de um grupo de três mulheres negras e uma criança. Uma delas leva uma caixa de som. Segundo a própria página, a imagem é deste sábado, no Canto do Forte, uma das praias mais elitizadas de Praia Grande.

Leia também: Lixo na faixa de areia de Praia Grande revolta moradores

Publicação de página regional divide opiniões Publicação de página regional (Imagem: Reprodução / Jornal da Praia Grande@Facebook)

A publicação parece ter aberto a tampa do esgoto ideológico litorâneo. “Povinho nojento que não respeita ninguém”, disse um morador a respeito das banhistas. “Isso, minha gente, é essas praias de farofeiros que só dá gentinha [sic]”, completou outra moradora.  

Um outro grupo de moradores, porém, contestou a crítica da página, sugerindo que sob a reclamação da caixa de som há uma postura discriminatória.

“Qual o problema de levar caixa de música pra praia? Problema é proibir de ouvir música. Gente amarga”, afirmou, com indignação, um morador. Outros comentadores criticaram a página por publicar uma imagem tirada pelas costas das mulheres supostamente sem autorização

Em Itanhaém, a cena se repetiu na véspera. Na tarde de domingo, um morador comemorou que os turistas foram embora da praia Cibratel II. “Feliz às 17h30. A van carregou as malas, som e povo foi embora e começou o silêncio.”, afirmou.

Idoso comemorou que turistas foram embora e recebeu críticas Itanhaém - Idoso comemora que turistas foram embora do litoral de SP e é chamado de “velho recalcado” por jovem (Imagem: Reprodução / Itanhaém e outros destinos turismo e notícias@Facebook)

Tal como em Praia Grande, os comentadores se dividiram. “Infelizmente, existem pessoas como você. Cidade linda e turística, que depende do turismo. Mas existem pessoas mal amadas que só pensam em si mesmo”, criticou um morador. “Barulho de vez em quando é bom, é divertido, é vida. Teremos silêncio eterno no cemitério.”, avacalhou outra.

"Bando de velho recalcado", vociferou internauta Velhos recalcados - Idoso comemora que turistas foram embora do litoral de SP e é chamado de “velho recalcado” por jovem (Imagem: Reprodução / Itanhaém e outros destinos Turismo & Notícias@Facebook)

Irritado, um comentador perdeu as estribeiras com aqueles que criticavam o grupo de banhistas de Praia Grande e partiu para a esculhambação. “Bando de velho recalcado. Vão cuidar da vida de vocês. Por isso que não tem nada na cidade. Tanta coisa pra se preocupar. Dá uma olhada nos hospitais da cidade, precários. Isso ninguém fala.”, lamentou. E o sol brilhou no litoral.

***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!