Cerca de oito pessoas foram atingidas por raios no litoral de São Paulo neste sábado, diz GBMar
Uma turista de 68 anos, que foi atingida por um raio, na tarde deste sábado (20), em Praia Grande, no litoral de São Paulo, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. O acidente ocorreu na praia do Caiçara. A idosa estava acompanhada do esposo quando sofreu uma parada cardíaca e precisou receber atendimento de guarda-vidas ainda na areia. A vítima chegou a ser encaminhada a um pronto-socorro com uma possível lesão cerebral.
Segundo informações do Grupamento de Bombeiros Marítimo, além da idosa, o raio atingiu ainda outras três pessoas da mesma família na praia do Caiçara. As vítimas são um adolescente de 15 anos e dois adultos, de 31 e 38 anos; eles foram levados ao pronto-socorro central e seguem internados e estáveis. Todos eram turistas de Francisco Morato.
O corpo de bombeiros informou ainda outros casos de atendimentos por raio neste sábado: o Samu teria socorrido duas vítimas, enquanto o 6º grupamento de Bombeiros de Praia Grande conduziu mais duas.
Raio cai na praia, atinge turista e a deixa em estado crítico no litoral de SP
— Portal Costa Norte (@costanortenews) January 20, 2024
📹: Divulgação GBMar pic.twitter.com/7bMgxQAcFl
Por meio de nota enviada à reportagem, a prefeitura de Praia Grande informou que o Corpo de Bombeiros e o Samu chegaram por volta das 14h15 para atender três pessoas que foram feridas com a queda de um raio na praia do Bairro Caiçara. Duas vítimas apresentavam ferimentos leves e seguem em observação no PS Central, no bairro Guilhermina. Já a terceira vítima foi encaminhada em estado grave à UPA Samambaia, em parada cardiorrespiratória, e acabou indo a óbito.
A prefeitura ressaltou ainda que a Defesa Civil realiza constantes ações de conscientização junto a banhistas sobre os riscos dos raios, com distribuição de panfletos informativos ao longo de toda orla e em todas as 10 arenas do Estação Verão Show; além de instalação de faixas informativas espalhadas ao longo do calçadão da praia.
Segundo a administração municipal, os Guardas-vidas também realizam essa ação constante de conscientização junto aos banhistas. Caso a população perceba os primeiros sinais de chuva e raios, a orientação é que deixem a orla o mais breve possível.