VÍTIMA DE RAIO

Idosa atingida por raio sofre lesão cerebral e morre em Praia Grande (SP)

Cerca de oito pessoas foram atingidas por raios no litoral de São Paulo neste sábado, diz GBMar

Redação
Publicado em 20/01/2024, às 17h10 - Atualizado às 17h30

FacebookTwitterWhatsApp
Vítima recebeu os primeiros socorros ainda na praia e foi encaminhada à UPA em parada cardiorrespiratória - Divulgação GBMar
Vítima recebeu os primeiros socorros ainda na praia e foi encaminhada à UPA em parada cardiorrespiratória - Divulgação GBMar

Uma turista de 68 anos, que foi atingida por um raio, na tarde deste sábado (20), em Praia Grande, no litoral de São Paulo, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. O acidente ocorreu na praia do Caiçara. A idosa estava acompanhada do esposo quando sofreu uma parada cardíaca e precisou receber atendimento de guarda-vidas ainda na areia. A vítima chegou a ser encaminhada a um pronto-socorro com uma possível lesão cerebral.

Segundo informações do Grupamento de Bombeiros Marítimo, além da idosa, o raio atingiu ainda outras três pessoas da mesma família na praia do Caiçara. As vítimas são um adolescente de 15 anos e dois adultos, de 31 e 38 anos;  eles foram levados ao pronto-socorro central e seguem internados e estáveis. Todos eram turistas de Francisco Morato.

O corpo de bombeiros informou ainda outros casos de atendimentos por raio neste sábado: o Samu teria socorrido duas vítimas, enquanto o 6º grupamento de Bombeiros de Praia Grande conduziu mais duas. 

Por meio de nota enviada à reportagem, a prefeitura de Praia Grande informou que o Corpo de Bombeiros e o Samu chegaram por volta das 14h15 para atender três pessoas que foram feridas com a queda de um raio na praia do Bairro Caiçara. Duas vítimas apresentavam ferimentos leves e seguem em observação no PS Central, no bairro Guilhermina. Já a terceira vítima foi encaminhada em estado grave à UPA Samambaia, em parada cardiorrespiratória, e acabou indo a óbito.

A prefeitura ressaltou ainda que a Defesa Civil realiza constantes ações de conscientização junto a banhistas sobre os riscos dos raios, com distribuição de panfletos informativos ao longo de toda orla e em todas as 10 arenas do Estação Verão Show; além de instalação de faixas informativas espalhadas ao longo do calçadão da praia.

Segundo a administração municipal, os Guardas-vidas também realizam essa ação constante de conscientização junto aos banhistas. Caso a população perceba os primeiros sinais de chuva e raios, a orientação é que deixem a orla o mais breve possível.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!