TRAGÉDIA NA PRAIA

Raio cai na praia, atinge turista e a deixa em estado crítico no litoral de SP

Outras três pessoas da mesma família também foram atingidas pela descarga elétrica, enquanto passeavam pela praia, e estão internadas

Lenildo Silva
Publicado em 20/01/2024, às 15h38 - Atualizado às 16h11

FacebookTwitterWhatsApp
Vítima recebeu os primeiros socorros na praia e foi encaminhada à UPA em parada cardiorrespiratória - Divulgação GBMar
Vítima recebeu os primeiros socorros na praia e foi encaminhada à UPA em parada cardiorrespiratória - Divulgação GBMar

Uma turista de 68 anos foi atingida por um raio, na tarde deste sábado (20), em Praia Grande, no litoral de São Paulo. A turista, que não teve a identidade divulgada, sofreu uma parada cardíaca e morreu no hospital.

Segundo informações do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), outras três pessoas da mesma família também foram atingidas pelo raio. As vítimas, de 15, 31 e 38 anos, são de Francisco Morato, na região metropolitana de São Paulo, e estão internadas, conscientes e estáveis, no pronto-socorro central da cidade.

As vítimas estavam na orla da praia do bairro Vila Caiçara, quando por volta das 13h começou a trovejar e cair raios, uma das descargas elétricas acertou os turistas. Equipes do Samu e Corpo de Bombeiros estiveram no local e realizaram o salvamento das vítimas.

Todos foram resgatados ainda com vida ao hospital mais próximo. A turista de 68 anos foi socorrida em parada cardiorrespiratória à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Samambaia. De acordo com o médico de plantão, a vítima foi diagnosticada com uma possível lesão cerebral.

Em vídeo obtido pela reportagem do Portal Costa Norte, é possível ver o momento em que um guarda-vidas realiza os primeiros socorros à turista, fazendo massagem cardiopulmonar. Veja abaixo.

Além das quatro vítimas citadas, o corpo de bombeiros informou ainda outros quatro casos de atendimentos à vítimas de raios neste sábado: o Samu teria socorrido duas vítimas, enquanto o 6º grupamento de Bombeiros de Praia Grande conduziu mais duas.

Acidentes com raios são comuns no Brasil

O Brasil é um dos países com maior incidência de raios no mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o país registra cerca de 50 milhões de raios por ano. Os raios podem causar graves acidentes, incluindo morte, queimaduras, perda de audição e visão. Em caso de acidente com raio, é importante procurar ajuda médica imediatamente.

O Corpo de Bombeiros orienta que, em caso de tempestades, as pessoas procurem abrigo em locais seguros, como casas ou edifícios. Também é importante evitar ficar em locais abertos, como praias, parques e campos.

Lenildo Silva

Lenildo Silva

Cursa jornalismo na Faculdade Estácio

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!