FRIO DE PINGUIM

Frio em Praia Grande atrai até pinguim para a orla da cidade

Ave foi encontrada na praia do bairro Guilhermina e foi o primeiro registro da espécie na cidade em 2022

Esther Zancan
Publicado em 01/06/2022, às 15h22 - Atualizado às 15h42

FacebookTwitterWhatsApp
Pinguim-de-magalhães no litoral de São Paulo Frio em Praia Grande atrai até pinguim para a orla da cidade Pinguim de Magalhães em Praia Grande - Divulgação PMPG
Pinguim-de-magalhães no litoral de São Paulo Frio em Praia Grande atrai até pinguim para a orla da cidade Pinguim de Magalhães em Praia Grande - Divulgação PMPG

Depois de uma chuva quase incessante desde a tarde de segunda-feira (30), o clima em Praia Grande nesta quarta-feira (1º) está daqueles bons para ficar debaixo do edredom. Os mais friorentos podem até dizer que é um frio digno de pinguim.

Pois, não é que apareceu mesmo um pinguim na cidade? Segundo a prefeitura do município, um pinguim de Magalhães deu o ar de sua graça na manhã desta quarta na praia do bairro Guilhermina.

Esbanjando fofura, o ilustre visitante não apresentava ferimentos, mas estava um pouco cansado e com hipotermia. 

Ainda de acordo com a administração municipal, o animal foi resgatado por uma equipe da Guarda Costeira, que orienta sempre as pessoas a não manusearem animais marinhos que apareçam nas praias. O correto é acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153. 

Este foi o primeiro registro do ano de um pinguim em Praia Grande.

Pinguim de Magalhães

A espécie conhecida como pinguim de Magalhães é de porte médio. Eles alcançam por volta de 65 cm e uns 5 quilos. 

Eles vivem e fazem seus ninhos no sul da América do Sul, em regiões como a Patagônia (argentina e chilena). 

Mesmo sendo locais conhecidos pelas baixas temperaturas, o pinguim de Magalhães vive por lá apenas quando é a época de reprodução da espécie, nos meses mais quentes do ano.

Fato é que essa espécie não curte tanto assim neve e gelo. Quando o friozão ataca forte por aquelas bandas, esses pinguins migram para águas mais quentinhas, como as da costa brasileira. Sim, por mais que você esteja aí tremendo de frio com os termômetros marcando 20 graus, para o pinguim de Magalhães aqui está até que um calorzinho.

Leia também: Ave conhecida como maçarico-de-papo-vermelho é encontrada no litoral paulista

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!