Com temáticas que remetem a um castelinho de areia, a Era do Gelo, avião, oca indígena, conchas e cupcakes, espaços oferecem diversão gratuita
Algumas estruturas existentes no calçadão da orla de Praia Grande parecem saídas das páginas de um conto infantil. Um castelinho de areia gigante, enormes cupcakes e uma estrutura da Era do Gelo estão entre os temas dos Espaços Kids, locais que têm tudo para fazer a alegria da garotada durante as férias de julho, além da praia.
Desde 2021, quando foram inaugurados (o do bairro Caiçara foi aberto em 2022), mais de 45 mil crianças já se divertiram nos Espaços Kids de Praia Grande. Eles possuem temáticas diferentes, que possibilitam a reflexão dos pequenos e funcionam de forma gratuita.
Voltados às crianças de 0 a 12 anos, os espaços contam com mesas digitais, brinquedos e atividades e recebem, além do público em geral, a visita de alunos da rede municipal de ensino de Praia Grande, em uma parceria entre as Secretarias de Cultura e Turismo e Educação.
Leia também:
Projetado como um grande castelo de areia, o espaço do Canto do Forte (próximo à rua Tiradentes) remete à Fortaleza de Itaipu, um dos marcos turísticos de Praia Grande. Já no bairro Guilhermina (próximo à rua Doutor João Sampaio), o espaço lembra a Era do Gelo, representando a preocupação com o aquecimento global e, consequentemente, o derretimento das geleiras. Em sua decoração, há representações de animais marinhos, como foca e pinguins, um mini-iglu e cubos de gelo como assentos, mostrando características desse habitat.
No bairro Aviação (próximo à rua Bartolomeu Dias), o Espaço Kids faz menção a dois fatos ligados à história do bairro. Na fachada, há uma réplica de um avião monomotor, que lembra o icônico Campo da Aviação, que deu nome ao bairro. Já em seu interior, o espaço homenageia a obra O Pequeno Príncipe, do escritor e aviador francês Antoine de Saint Exupéry, que chegou a pousar no antigo Campo da Aviação.
No bairro Tupi (próximo à rua Uirapuru), existe uma grande oca indígena, em homenagem às comunidades indígenas que batizam as ruas do bairro. O Espaço Kids do bairro Ocian (próximo às ruas Sergio Paulo Freddi e Afonso Chaves) possui o formato de uma concha gigante, mas encontra-se temporariamente fechado, pois passa por serviços de manutenção, segundo a prefeitura de Praia Grande.
O Espaço Kids do bairro Caiçara é o que possui a aparência mais “apetitosa” entre todos eles, já que tem o formato de enormes e coloridos cupcakes. Ele fica em frente à praça Jornalista Geraldo Ferraz, na altura da rua Dr. Samuel Augusto Leão de Moura.
A prefeitura praia-grandense informou que, no mês de férias, os locais seguirão com seu horário de visitação habitual: das 10h às 17 horas, de quarta-feira a domingo (das 13h às 14h, os espaços fecham para higienização). Os Espaços Kids contam com sete sessões de brincadeiras diárias, com 50 minutos cada. Pais e responsáveis podem agendar a sessão para as crianças por meio do site Turismo Praia Grande e por QRCode instalado no local. Caso não seja possível fazer o agendamento prévio, será necessário aguardar por ordem de chegada.
Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo