EMOÇÃO

Bebê recém-nascido engasgado é salvo por agentes da GCM de Praia Grande

Bebê de apenas quatro dias havia se engasgado com o remédio para cólica; caso aconteceu na avenida Marechal Mallet, no bairro Canto do Forte

Redação
Publicado em 09/04/2024, às 09h09 - Atualizado às 09h19

FacebookTwitterWhatsApp
Equipe da GCM de Praia Grande agiu rápido e sinais do bebê logo retornaram - Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Equipe da GCM de Praia Grande agiu rápido e sinais do bebê logo retornaram - Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Um bebê recém-nascido, com apenas quatro dias de vida, que havia se engasgado ao ingerir  um remédio, foi salvo por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, na madrugada de sexta-feira (5). O caso aconteceu quando os agentes realizavam patrulha na avenida Marechal Mallet, no bairro Canto do Forte. 

O som insistente de uma buzina chamou a atenção da equipe. No carro, uma senhora estava com um bebê engasgado. A encarregada pela equipe, a GCM Fontoura, lembrou que, ao perceberem o que estava acontecendo, os guardas pararam para prestar socorro. Ela contou que, a imagem da viatura parada na rua, com as luzes do giroflex ligadas, ao lado do carro da família do bebê e os avós implorando por ajuda, não saiu da sua cabeça ao longo de todo o dia após o resgate.

O GCM Ricardo logo pegou o bebê, iniciou a manobra para desengasgar, e entramos na viatura para levá-lo ao PS (pronto-socorro). No caminho, ele ainda fez a sucção e os sinais começaram a retornar. Quando entramos no PS, o bebê chorou. Foi uma emoção incrível”.

De acordo com Fontoura, a família explicou que o recém-nascido se engasgou ao ingerir  remédio para cólica, no momento em que a mãe ministrava o líquido.

Pai de dois filhos e integrante da GCM há oito anos, o guarda Ricardo se emocionou ao falar da ocorrência mais importante da sua carreira. “Já tinha passado por outras experiências, inclusive com crianças, mas pegar aquele bebezinho nos braços, fazer as manobras, a viatura em alta velocidade, porque o tempo é precioso, e ouvi-lo chorar é algo que não vou me esquecer. Me emociono e sinto muito orgulho, porque somos treinados para o combate, mas ver um bebezinho voltar a respirar é indescritível”. Além de Ricardo e Fontoura, também participou da ocorrência o GCM Figueiredo.

No pronto-socorro, o bebê foi atendido pela equipe de enfermagem da emergência pediátrica. Ficou em observação e, algumas horas depois, teve alta.

Treinamentos

A prefeitura de Praia Grande informou que o efetivo da GCM  da cidade passa por constantes treinamentos e capacitações, que têm início ainda no curso de formação. Um destes treinamentos é o de primeiros socorros, voltado justamente para situações nas quais o guarda está de serviço e se depara com uma emergência. O atendimento rápido, até que chegue ao hospital ou pronto-socorro, é fundamental para que vidas sejam salvas e histórias como essa tenham um final feliz.

Veja também:Praia Grande tem 80 câmeras de monitoramento disponíveis para vizualização

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!