TUBARÕES

Retirada de mosaicos portugueses causa polêmica em Peruíbe

De acordo com a prefeitura, mosaicos de tubarão serão substituídos para facilitar a acessibilidade; moradores fazem abaixo-assinado

Rebeca Freitas
Publicado em 08/09/2023, às 09h44

FacebookTwitterWhatsApp
Prefeitura alega que mosaicos retirados serão guardados para aplicação em outro espaço - Divulgação/ Jairo Costa
Prefeitura alega que mosaicos retirados serão guardados para aplicação em outro espaço - Divulgação/ Jairo Costa

Peruíbe passa por uma mudança que tem desagradado alguns moradores. A simbólica calçada na orla da praia do centro em mosaico português e com sua famosa figura de tubarão está em plena reforma, e habitantes protestam por meio de um abaixo assinado que até o momento arrecadou cerca de 550 assinaturas.

O calçadão tem extensão de aproximadamente 3 km e foi confeccionado em mosaico português na década de 1970, seguindo a tendência da época e inspirada em orlas como Copacabana no Rio de Janeiro. 

O desenho retratando um tubarão foi escolhido por conta da origem do nome do município, que vem de um vocábulo indígena e significa "no rio dos tubarões". Os autores do abaixo-assinado alegam que a calçada faz parte do patrimônio histórico e cultural de Peruíbe e está sendo retirada para aplicação de concreto, sem consulta ou participação popular. “O prefeito não pode, de forma unilateral, a pretexto de 'modernizar' um espaço público, promover a destruição do patrimônio público, histórico e cultural de nossa cidade”, argumenta.

Os apoiadores da causa pedem pela preservação da história da cidade. “Tem que restaurar e não retirar”, diz o internauta Sergio Dialetachi em comentário na página da petição. Para muitos moradores da cidade litorânea, as figuras de tubarão estão ligadas à memórias afetivas. "Adorava brincar aí de não pisar nos tubarões e contar quantos tinham", comenta a internauta Bárbara Lacerda, em uma publicação no Facebook. 

A revolta é um sentimento em comum para muitos dos cidadãos de Peruíbe que se manifestaram nas redes sociais. A maioria deles acha que os tubarões são únicos e fazem parte da individualidade do município. "[...] é um patrimônio histórico simbolizando a origem no nome da cidade (rio de tubarões). Isso realmente é histórico na cidade", diz Rodrigo da Silva no Facebook. "Estão tirando a identidade da nossa cidade", complementa Nilton Fernandes na mesma publicação. 

homem quebra calçada
Prefeitura alega que reforma é motivada para manter padrões de acessibilidade - Reprodução / Vicente More Neto

As reformas nas calçadas estão sendo feitas na avenida Mário Covas Júnior, no trecho da orla na região. Segundo a prefeitura, elas seguirão a linha padronizada do Parque Turístico Benedito Marcondes Sodré.

Ainda de acordo com o município, as obras de revitalização preveem a padronização das calçadas. “Nesse formato adotamos critérios de acessibilidade que são adotados em todo o mundo. As calçadas em mosaico trazem problemas de circulação para idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, por exemplo. Outros municípios, como a própria capital, também têm feito obras dessa natureza”, justificam. 

A municipalidade alega que as pedras retiradas estão sendo guardadas para utilização em um novo espaço que não traga problemas em relação à acessibilidade.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!