MOBILIDADE URBANA

Na área do canal: Bertioga vai ganhar expansão da ciclovia

Espaço onde é a "feirinha do canal" deve ser transformado após implementação da Feira do Bem; meio de transporte tem importância social para cidade

Rebeca Freitas
Publicado em 30/08/2023, às 12h10

FacebookTwitterWhatsApp
Proposta é unir a ciclovia da avenida Anchieta com a existente no canal - Felipe Magalhães
Proposta é unir a ciclovia da avenida Anchieta com a existente no canal - Felipe Magalhães

Uma ciclovia será instalada no local onde hoje é a feira de convivência, a "feirinha do centro" de Bertioga, na avenida Anchieta, no centro. A mudança deve ocorrer após a conclusão da ‘Feira do Bem’, que está em construção em frente ao canal de Bertioga. As obras já foram iniciadas e têm previsão de entrega para julho de 2024. A proposta da municipalidade é unir a ciclovia da avenida Anchieta com a existente no canal.

Segundo o secretário de Obras do município Luiz Carlos Rachid, ainda não há uma data para a inauguração da ciclovia nova. “Estamos aguardando a retirada da estrutura existente para elaborar a demarcação no local”, frisa. 

Conforme a Secretaria de Segurança e Mobilidade, dentre as medidas para garantir a segurança dos ciclistas que vierem a utilizar o novo espaço estão sinalização adequada, monitoramento e manutenção contínua. Hoje, Bertioga tem ciclovia nas principais vias e na orla das praias. A secretaria também afirma que existem planos de expansão e revitalização das ciclovias e ciclofaixas, mas ainda em estudos. 

Importância das bicicletas para Bertioga 

homens pedalam em ciclovia
Transporte com bicicletas é fundamental para desenvolvimento urbano sustentável em Bertioga (Foto: Dirceu Mathias / Prefeitura de Bertioga)

Apesar de exercer um papel importante para os bertioguenses, os números de quantas pessoas utilizam bicicleta na cidade estão desatualizados. O último dado é de 2012, utilizado para o diagnóstico do Plano de Mobilidade de Bertioga, no qual a estimativa girava em torno de 18% de usuários de bicicleta. Em sua última publicação em 2022, o IBGE informou que Bertioga tem cerca de 31 mil veículos, mas não inclui bicicletas na contagem. 

De acordo com a Secretaria de Segurança e Mobilidade, ainda existe um longo caminho para melhorias quando se trata do respeito entre motoristas e ciclistas. A pasta frisa que é necessário a conscientização dos próprios ciclistas em relação ao respeito às leis e normas do trânsito para uma convivência pacífica e harmoniosa. 

O transporte com as ‘magrelas’ em uma cidade plana como Bertioga é fundamental no desenvolvimento urbano sustentável e qualidade de vida. Elas podem ser um meio rápido e eficiente para distâncias curtas/médias e para chegar a locais onde os carros podem enfrentar dificuldades de acesso.

Elas são um meio de transporte econômico e acessível para muitas pessoas. O uso da bicicleta ajuda a reduzir o número de veículos nas estradas, contribuindo para o descongestionamento do tráfego. E ainda, por não emitir poluentes atmosféricos, o uso de bikes ajuda a melhorar a qualidade do ar e a reduzir as emissões de carbono, contribuindo para a luta contra mudanças climáticas.

A bike  ainda tem um papel na promoção da saúde e do bem-estar: andar de bicicleta é uma forma eficaz de exercício físico, pois melhora o sistema cardiovascular, fortalece os músculos e alivia o estresse, o que pode resultar em uma população mais saudável.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!