BOLSONARO NA ILHA DAS COBRAS

Ilha em SP visitada por Bolsonaro já foi considerada pior lugar do mundo

Presidente, que passa final de ano no litoral, fez pescaria perto da Ilha das Cobras, no litoral de SP. Ilha já foi considerada pior lugar do mundo de se visitar por publicação internacional

Da redação
Publicado em 22/12/2021, às 13h02 - Atualizado às 14h26

FacebookTwitterWhatsApp
Bolsonaro em pescaria com Ilha das Cobras ao fundo Ilha em SP visitada por Bolsonaro já foi considerada pior lugar do mundo Bolsonaro em barco com ilha ao fundo - Imagem: Reprodução / Redes Sociais
Bolsonaro em pescaria com Ilha das Cobras ao fundo Ilha em SP visitada por Bolsonaro já foi considerada pior lugar do mundo Bolsonaro em barco com ilha ao fundo - Imagem: Reprodução / Redes Sociais

Uma célebre ilha no litoral de SP ganhou o noticiário mais uma vez nesta terça-feira (21), após o presidente Jair Bolsonaro  (PL), que passa o final de ano no litoral, realizar uma pescaria nas imediações do local. A Ilha da Queimada Grande, atende por um nome que faz mais jus a uma peculiar característica do local e que a tornou famosa: Ilha das Cobras.

Localizada a pouco menos de 19 milhas náuticas (35 km) do litoral de Peruíbe e Itanhaém, a ilha visitada pelo presidente está repleta de cobras. Há uma espécie endêmica da ilha, ou seja, há uma espécie de cobra, a jararaca-ilhoa (Bothrops insularis), que só existe por lá.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ http://bit.ly/CostaNortesonoticias3

& receba matérias exclusivas. Fique sempre bem informado! 📲

Há estimativas não confirmadas oficialmente de que pode haver cinco cobras por metro quadrado na ilha ou 45 por hectare (um campo de futebol). O serpentário natural concentra o segundo maior aglomerado de cobras do mundo, atrás apenas da Ilha de Shedao, na China.

Leia também:O pior lugar do mundo para se visitar e mais três fatos sobre o litoral de SP que vão te surpreender

Isolada na ilha, por ação da seleção natural, a jararaca-ilhoa acabou se tornando menor e menos pesada do que suas parentes, o que facilitou a locomoção durante a caçada nas árvores. Isso mesmo, ela sobe em árvores.

O animal também adquiriu a habilidade de agarrar coisas utilizando a cauda e um veneno altamente potente mais ativo em aves (sua principal presa), do que em mamíferos. Como só existe na ilha, a espécie é ameaçada de extinção.

A ilha se formou em algum momento do último período glacial, que começou há 21 mil anos e terminou há 11,5 mil. A costa, sem praias, é constituída por paredões rochosos. O nome ‘Queimada Grande’ é oriundo da prática de pescadores que iam até o local e ateavam fogo na vegetação, como forma de afastar as serpentes.

Em 2010, a publicação internacional Listverse, especializada em listas das melhores e piores coisas, elegeu a Ilha das Cobras como o pior lugar do mundo para se visitar. A ilha foi considerada pior de se visitar do que a cidade radioativa Chernobyl ou os vulcões de lama do Azerbaijão.

Pelo seu conjunto de características, a visitação à ilha é proibida. Somente pesquisadores e a Marinha podem entrar no local, mediante autorização de órgãos federais.

***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!