VIOLENTA VENTANIA

“Parece o fim do mundo”, se desespera morador durante ventania no litoral de SP; assista

Fortes ventos durante a madrugada paralisam balsas e causam estragos em Santos, Praia Grande, Bertioga, São Sebastião, Guarujá e Mongaguá

Da redação
Publicado em 13/07/2023, às 11h42 - Atualizado às 13h03

FacebookTwitterWhatsApp
Cidade contabilizou diversos estragos nesta manhã - Divulgação
Cidade contabilizou diversos estragos nesta manhã - Divulgação

Apesar de esperados, os fortes ventos que se abateram sobre as cidades do litoral de SP durante a madrugada desta quinta-feira (13) assustaram moradores e causaram estragos. “Parece até o fim do mundo”, se desesperou um morador de Praia Grande ao ver casas destelhadas no Jardim Melvi (ouça abaixo).

As violentas rajadas de vento na madrugada derrubaram árvores, causaram falta de energia e paralisaram o serviço de balsa em várias cidades da região, onde alertas da Marinha e órgãos municipais de defesa civil relativos à passagem iminente de um ciclone extratropical vigoram desde ontem. Não há registros de vítimas em nenhuma cidade da região.

Paralisações nas balsas

O Departamento Hidroviário (DH) informou, na manhã de hoje, que a travessia Guarujá-Bertioga está paralisada desde às 05h47, e a travessia de lanchas entre São Sebastião/Ilhabela também segue interrompida. A travessia entre São Sebastião e Ilhabela opera com tempo de espera de 30 minutos e demais travessias operam normalmente.

Porto fechado em Santos

A Capitania dos Portos  anunciou que, com ventos acima de 40 nós e altura de onda de 0,80m, o Porto de Santos foi fechado na condição de impraticabilidade às 9h05.

Segundo a prefeitura, foram três as ocorrências registradas pelo sistema emergencial de Defesa Civil, nos seguintes locais:

- Rua Julio Conceição n⁰ 87, na Vila Matias (bloqueada pela Companhia de Engenharia de Tráfego - CET);

- Rua Visconde de Cairú, no Campo Grande (parcialmente bloqueada);

- Rua da Paz n⁰ 78, no Boqueirão.

A Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa) está providenciando o corte e a retirada das árvores.

Quedas de Árvores em Praia Grande

Como relata o morador no áudio, em Praia Grande, houve registros de ventos fortes. A Defesa Civil da cidade informou que houve queda de algumas árvores e as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) estão mobilizadas

Estragos em Bertioga

Registros de moradores mostram parte do estrago. Em um deles, árvores derrubadas pelos ventos bloqueiam parcialmente uma rodovia que cruza a cidade. Em outro, o telhado de um estabelecimento aparece contorcido. Em um terceiro registro, da manhã de hoje, os ventos envergam árvores na 19 de Maio, principal avenida da cidade.

Moradores de alguns pontos da cidade também relatam que há falta de energia. Contatada, a Neoenergia Elektro ainda não se manifestou.

A prefeitura da cidade disse que mobilizou diversos órgãos para ”sinalizar, fiscalizar, interditar e recuperar os locais prejudicados pela ventania”.

Queda de poste e de árvore em São Sebastião

A ventania provocou quedas de árvores e de um poste na rua Maria Caetana, na Barra do Sahy. Ainda não há informações sobre a falta de energia elétrica.

Ventou forte durante a madrugada na região. A Defesa Civil  da cidade emitiu um alerta de fortes ventos no início da semana.

Ventos de 83 km/h em Guarujá e estabelecimento destelhado em Mongaguá

Quedas de árvores também foram registradas em Guarujá, onde a Defesa Civil registrou ventos de 83.8 km/h, pouco depois das 3h da madrugada. Em Mongaguá, um estabelecimento na Avenida Monteiro Lobato foi destelhado pelos fortes ventos. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!