Repleto de peixes, lago no entorno de fonte turística, em Iguape, amanheceu seco e assustou moradores da região; “Muito triste”, lamenta moradora
Um lago que rodeia uma fonte turística em Iguape, no litoral sul de São Paulo, secou em pouco tempo; O caso assustou moradores e alertou as autoridades da cidade, de 29 mil habitantes. Repleto de peixes e muito frequentado na pacata cidade, o lago circunda a fonte Bom Jesus, também conhecida como Fonte do Amor, a menos de 1km da região central do município.
“Senti uma tristeza. Todos nós, iguapenses, ficamos muito tristes, porque ali vão crianças, turistas, famílias”, contou à reportagem, nesta quinta-feira (11), uma moradora de 53 anos. Ela, que preferiu não se identificar, disse que nasceu e cresceu em contato com a fonte e nunca havia visto algo semelhante.
A fonte e o lago amanheceram quase sem água, na manhã de domingo (7). Vídeos de grupos de homens e crianças recolhendo os peixes em meio ao lamaçal rapidamente ocuparam as redes sociais locais. A tônica girou sobre a hipótese alarmista de algum estranho fenômeno natural relacionado às altas temperaturas na cidade. “Agora, nessa época de calor aqui, a sensação térmica é de 40, 42 graus. As mães levam as crianças lá para tomar banho de bica, de cachoeira e então secou tudo. Para nós foi muito triste”, relatou a moradora.
Segundo a prefeitura, no entanto, ocorreu um problema com a bomba que controla o fluxo de água que mantém o lago e a fonte, e que foi vandalizada na noite anterior à seca. A administrou informou, ainda, que houve uma mortandade significativa de peixes; os funcionários salvaram os peixes ainda vivos, que foram removidos para outro local. A Secretaria de Obras avaliou o local e providenciou a aquisição de novo material.
A reportagem ainda não conseguiu contatar a prefeitura para atualizar a situação da fonte e do lago ou se algum responsável pelo ato de vandalismo foi identificado. Segundo a moradora, o lago e a fonte voltaram ao normal.