A praia dos Sonhos fica localizada em Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, e foi a preferida de uma figura emblemática da História do Brasil
Para muita gente, a praia dos Sonhos é a mais linda de Itanhaém. Com cerca de 800 metros de extensão, ela fica localizada entre as também conhecidas praia do Cibratel e Praia dos Pescadores. Conta com uma longa faixa de areia, rochas e área verde. Se você está procurando dicas de como chegar, que pontos turísticos visitar e outros detalhes sobre a Praia dos Sonhos, anime-se.
Acompanhe o Costa Norte no Google Notícias
Itanhaém fica no litoral sul de São Paulo, entre as cidades de Mongaguá e Peruíbe. A distância entre o município e a capital paulista é de 110 km. O acesso a Itanhaém partindo da cidade de São Paulo é feito pelo Sistema Anchieta-Imigrantes e depois pela rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55). O trajeto normalmente leva uma hora e meia.
A praia dos Sonhos não fica muito longe do centro de Itanhaém. É logo após o trecho em que o rio Itanhaém desemboca no mar. A avenida da orla leva o nome de Vicente de Carvalho. Para quem quer usar o transporte público para ir de uma praia à outra de Itanhaém, uma dica é acessar o site da prefeitura. Lá dá para ver direitinho o itinerário dos ônibus municipais.
As areias da Praia dos Sonhos têm um aspecto compacto. Já o seu mar possui ondas com tendência a serem mais fortes, o que a torna boa para a prática do surfe, mas não impede refrescantes banhos de mar nos dias mais quentes. A orla é bem estreita, pois as construções naquele trecho são bem próximas da areia. Existe uma pequena calçada e uma faixa para bicicletas em alguns trechos. Mas as caminhadas à beira-mar podem ser feitas na própria faixa de areia, que é bem larga.
É também na Praia dos Sonhos que ficam localizados dois dos pontos turísticos mais famosos de Itanhaém: a formação rochosa conhecida como Cama de Anchieta e a passarela que dá acesso ao local.
A Cama de Anchieta fica entre a Praia da Gruta e a Praia dos Sonhos. Diz a lenda que a formação rochosa era o recanto preferido do padre jesuíta José de Anchieta para o seu descanso e também onde buscava inspiração para seus poemas e versos.
O padre José de Anchieta foi enviado para missões em terras brasileiras, mais precisamente na Capitania de São Vicente, em 1553. O objetivo era a catequização dos índios. Inclusive chegou a aprender a língua tupi para ajudar na tarefa. Percorreu todo o litoral paulista e também celebrou a missa que foi o marco da fundação da cidade de São Paulo, em 1554. Em 3 de abril de 2014 foi canonizado pelo Papa Francisco.
Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo
Já a passarela que dá acesso à Cama de Anchieta é uma estrutura de 220 metros de comprimento em madeira de ipê. Ela foi feita com recursos de uma parceria entre a prefeitura de Itanhaém e das Ilhas Canárias, na Espanha, terra natal de José de Anchieta.
Partindo da Praia dos Sonhos é possível também acessar outras atrações de Itanhaém que ficam bem próximas. Na Praia dos Pescadores, bem ao lado da Praia dos Sonhos, há a estátua Mulheres de Areia, que é o marco das gravações da primeira versão da famosa novela Mulheres de Areia. O folhetim dos anos 70, escrito por Ivani Ribeiro e que foi ao ar pela extinta TV Tupi teve cenas gravadas na Praia dos Pescadores.
Entre a Praia dos Sonhos e a Praia do Cibratel fica outro ponto bem famoso de Itanhaém: a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Construída na década de 60, o local exibe a imagem da santa e também da freira Bernadette Soubirous, que em 1858 teve sua primeira visão da Virgem. Todo dia 11 é realizada uma missa campal.
Já o Morro do Paranambuco também fica entre a Praia dos Sonhos e Cibratel e é o endereço certo para quem gosta de fotografia, pois o visual é sensacional e propício a belos clicks. Quem curte assistir ao pôr-do-sol também vai amar o passeio.
Leia também: Como é o clima em Itanhaém (SP)?