CENÁRIO DE NOVELA

Praia dos Pescadores: a famosinha mais querida de Itanhaém

Local já foi cenário da novela ‘Mulheres de Areia’, que foi ao ar em 1970 pela extinta TV Tupi

Da redação
Publicado em 21/11/2022, às 09h11 - Atualizado em 19/01/2023, às 13h45

FacebookTwitterWhatsApp
Praia dos Pescadores Praia dos Pescadores Itanhaém Itanhaém Praia dos Pescadores - Divulgação/Prefeitura de Itanhaém
Praia dos Pescadores Praia dos Pescadores Itanhaém Itanhaém Praia dos Pescadores - Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

A Praia dos Pescadores, localizada no município de Itanhaém, é famosa por sua beleza e por um fato marcante: o local já foi cenário da novela ‘Mulheres de Areia’, que foi ao ar em 1970.

Onde se localiza Itanhaém?

A cidade situada no litoral sul de São Paulo fica entre as cidades de Mongaguá e Peruíbe e oferece uma ótima estrutura para os turistas.

Praia dos Pescadores Praia dos Pescadores Itanhaém Itanhaém Praia dos Pescadores (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Por que "Mulheres de Areia" escolheu a Praia dos Pescadores?

A primeira versão da novela escrita por Ivani Ribeiro foi ao ar pela extinta TV Tupi, entre 1973 e 1974. E Itanhaém foi a praia escolhida como cenário, mais precisamente a Praia dos Pescadores. As esculturas de areia que dão nome ao folhetim eram feitas pelo ator Serafim Gonzalez, que também participou da trama. Com o fim das gravações, o ator decidiu fazer uma dessas esculturas em concreto e ofereceu à cidade como forma de homenagem e agradecimento pela acolhida da população.

Quase 50 anos depois, as estátuas ainda estão na Praia dos Pescadores, em cima da pedra em frente à Ilha das Cabras. Não deixe de tirar uma selfie quando for visitar a praia,hein?

Praia dos Pescadores Praia dos Pescadores Itanhaém Itanhaém Praia dos Pescadores (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Como chegar na Praia dos Pescadores?

Com 600 metros de extensão, a Praia dos Pescadores fica localizada entre o Morro do Sapucaitava e a Ilha das Cabras. Aliás, quando a maré permite, é possível acessar a ilha sem maiores dificuldades. 

A distância entre cidade de São Paulo e de Itanhaém é de 110 km. Quem vem pelo Sistema Anchieta – Imigrantes, ao chegar à Baixada Santista, deve pegar a rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55) até Itanhaém.

A Praia dos Pescadores fica em uma região com duas outras praias conhecidas: a Praia dos Sonhos e a Praia da Saudade. Essa região é próxima ao  centro da cidade, logo após o trecho em que o rio Itanhaém encontra o mar. A avenida da orla da Praia dos Pescadores chama-se Padre Anchieta.

Uma opção para o turista se deslocar entre as praias, pontos turísticos, pousadas e comércio de Itanhaém é o transporte público municipal. No site da prefeitura dá para conferir o itinerário das linhas de ônibus.

O que fazer na Praia dos Pescadores?

Calma que a gente vai trazer dicas imperdíveis de como aproveitar pra valer a Praia dos Pescadores! Lá é o point perfeito para quem gosta de pegar boas ondas com a prancha, pois o mar é forte e fornece um local perfeito para os surfistas.

Praia dos Pescadores Praia dos Pescadores Itanhaém Itanhaém Praia dos Pescadores (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Mas o nome não é em vão, lá há muitos barcos pesqueiros, e a produção da pesca é levada direto para os boxes da Praça do Pescado, localizada também na Praia dos Pescadores. A balneabilidade é boa, mas cuidado com a força da maré, ok?

E no fim do dia, para assistir o pôr do sol há na região, há uma pequena elevação chamada de Púlpito de Anchieta, que hoje é ocupada por casas, mas guarda uma interessante história: reza a lenda que o padre José de Anchieta subia nessa elevação para acalmar os ânimos e catequizar os índios tupiniquins que habitavam a região naqueles primeiros anos após o início da colonização do Brasil.

Leia também: Itanhaém possui a primeira trilha inclusiva da Baixada Santista

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!