Cachoeira Três Quedas recebeu adaptações para facilitar o acesso de cadeirantes
A Cachoeira Três Quedas de Itanhaém, um dos pontos turísticos de maior beleza natural da cidade do litoral sul de São Paulo, recebeu adaptações para facilitar o acesso de cadeirantes e pessoas com deficiência ao local. A primeira trilha inclusiva da Baixada Santista recebeu investimentos oriundos da Fundação Floresta, órgão do Governo do Estado, responsável pelo local.
𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial
Localizada no alto do Rio Branco, a trilha com cerca de 600 metros foi totalmente estruturada. Em seus primeiros 200 metros uma nova passarela suspensa do solo foi criada para que cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida cheguem ao poço natural, também conhecido como lagoa azul, onde poderão se refrescar em suas águas.
Nos outros 400 metros restantes foram instalados corrimãos, degraus, guarda-corpos, bancos para descanso e um deck para fotografias da última queda. De acordo com a prefeitura da cidade, além de conter a erosão que estava acontecendo no local, as adequações foram pensadas para atender a acessibilidade e segurança dos visitantes.
Após a reforma, o local já se encontra aberto ao público todos os dias, das 9 às 16 horas, sempre com monitores para controlar o acesso. Com foco no passeio e no respeito à natureza não são permitidos lanches, caixas de som, churrasqueiras, pets e trabalhos religiosos na trilha e cachoeira; apenas onde os carros ficam estacionados. É recomendável levar calçados que possam ser molhados e toalha.
A administração municipal ressalta que a fauna e a flora do local se apresentam semi-intocadas (um dos poucos resquícios de mata atlântica primária da região). A trilha cruza ainda trechos de mata ciliar (vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais) em diferentes graus de conservação. O atrativo turístico também está aberto à prática da educação ambiental, sobretudo para estudantes acima de 13 anos em pequenos grupos.
O acesso à cachoeira Três Quedas, vindo da região central de Itanhaém, é pela estrada Coronel Joaquim Branco até o Posto de Informações da Fundação Florestal, em frente a Sabesp, num percurso de cerca de 14 km. Após o posto, a viagem segue por mais 14 quilômetros na estrada Francisco Paniquar Filho até a entrada da cachoeira.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲
Leia também: Que tal um passeio de barco pelo rio Itanhaém?
Comentários