FUNERAL MARÍTIMO

Baleia com mais de 7 metros amanhece encalhada no litoral de SP

Pescadores avistaram a baleia morta boiando próximo à costa de Itanhaém e avisaram a equipe do Instituto Biopesca

Da redação
Publicado em 07/10/2021, às 14h34 - Atualizado às 16h15

FacebookTwitterWhatsApp
Instituto Biopesca constatou que o animal era um macho Baleia com mais de 7m amanhece encalhada no litoral de SP Baleia jubarte encalhada na areia da praia de Itanhaém - Reprodução
Instituto Biopesca constatou que o animal era um macho Baleia com mais de 7m amanhece encalhada no litoral de SP Baleia jubarte encalhada na areia da praia de Itanhaém - Reprodução

Uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrada encalhada, na manhã desta quinta-feira (7), na praia do Loty, em Itanhaém, litoral sul de São Paulo.

A equipe do Instituto Biopesca (IBP) constatou que o animal era um macho já sem vida e em avançado estado de decomposição, com 7,40 metros de comprimento.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNnoticiasdolitoral2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Pescadores avistaram a baleia morta boiando próximo à costa e avisaram a equipe do IBP, que encontrou a carcaça hoje, perto das 6h45, já encalhada na areia. Após o instituto realizar a necropsia e recolher amostras para análises laboratoriais a carcaça foi recolhida pela prefeitura municipal de Itanhaém para destinação adequada.

Sobre baleias encalhadas

Os motivos para encalhes de filhotes de baleias são popularmente conhecidos: a separação precoce da mãe em decorrência de diferentes fatores, como ter se perdido, ou a captura acidental pela pesca.

De acordo com o Instituto Biopesca, nesta época do ano as baleias jubartes migram das águas mais frias de seus locais de origem para as águas mais quentes do Norte do Brasil para se reproduzir ou dar à luz e, por essa razão, são bastante avistadas próximo à costa.

Um maior número de encalhes vem sendo registrado na temporada de migração deste ano ao longo da costa sul-sudeste do Brasil e um dos fatores atribuídos a essas ocorrências é o aumento da população de baleias, em especial das jubartes. Esforços para conservar essa espécie, em particular, foram intensificados há cerca de 20 anos, colaborando com esse resultado positivo.

Esta é a 15° ocorrência de encalhe de baleias registrada pelo Instituto Biopesca neste ano, 13 delas da espécie de jubartes, em praias de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!