REDES ASSASSINAS

Baleia é encontrada morta presa em rede de pesca em Peruíbe

Animal da espécie jubarte tinha 7,38 metros e apresentava marcas de emalhe por rede de pesca; segundo o instituto esta é a 11ª ocorrência no ano

Da redaçãoPublicado em 15/09/2021 às 11:05Atualizado há 15/09/2021 às 12:34
Baleia é encontrada morta presa em rede de pesca em Peruíbe (Foto: Divulgação - Biopesca)

Baleia é encontrada morta presa em rede de pesca em Peruíbe (Foto: Divulgação - Biopesca)

Uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) juvenil foi encontrada morta, na tarde de terça-feira (14), na praia do Ruínas, em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo. A ocorrência foi realizada pela equipe do Instituto Biopesca.

Faça parte do nosso canal ℹ📲 ➤ https://t.me/tvcostanorte no Telegram, informe-se!

O animal era um macho já sem vida em avançado estado de decomposição, com 7,38 metros, e apresentava marcas de emalhe por rede de pesca no pedúnculo caudal (região próxima da cauda).

A necropsia foi feita em campo pela equipe técnica do Instituto Biopesca a fim de colher amostras biológicas. A carcaça será recolhida pela prefeitura de Peruíbe para destinação adequada.

Embora ainda não tenha sido possível identificar a causa da morte, os motivos para encalhes de filhotes de baleias já são conhecidos, a exemplo da separação precoce da mãe em decorrência de diferentes fatores, como ele ter se perdido, ou a captura acidental pela pesca.

Baleias Jubartes

Nesta época do ano, as baleias jubartes migram das águas mais frias de seus locais de origem para as águas mais quentes do Norte do Brasil para se reproduzir ou dar à luz. Esta é a 11° ocorrência de encalhe de baleias registrada pelo Instituto Biopesca neste ano, dez delas pertencentes à espécie de jubartes.

Assuntos

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por