ALTA TEMPORADA

Superlotação de turistas provoca desabastecimento no litoral norte paulista

Itens como água mineral, cerveja, carnes, aves, pães, laticínios começaram a faltar nos supermercados da região nesta semana

Reginaldo Pupo
Publicado em 03/01/2025, às 09h54

FacebookTwitterWhatsApp
Fila de moradores e turistas em um dos supermercados de Caraguatatuba - Foto: Reginaldo Pupo
Fila de moradores e turistas em um dos supermercados de Caraguatatuba - Foto: Reginaldo Pupo

A superlotação de turistas, nos municípios do litoral norte de São Paulo, vem provocando desabastecimento de alguns produtos nos supermercados da região. De acordo com estimativas das prefeituras, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba recebem, nesta temporada de verão, cerca de 2,5 milhões de turistas.

Para tentar driblar a falta de produtos, muitos moradores e turistas vão aos supermercados pela manhã, para evitar, também, as longas filas nos caixas de pagamento. O resultado é o surgimento de várias filas, logo no início do dia, aparentando que todos tiveram a mesma ideia. A reportagem visitou alguns supermercados da região. Caraguatatuba, maior cidade comercial, possui unidades de redes atacadistas mas, mesmo assim, o desabastecimento é visível.

Sem paciência

Durante a visita, foi constatada a falta, principalmente, de água mineral, cervejas, refrigerantes, carnes, aves, pães e laticínios embutidos em geral, como queijo muçarela, presunto e mortadela. Em algumas unidades, também foi registrada a falta de gelo em cubos. A funcionária de um supermercado visitado, que preferiu não se identificar, disse que turistas chegam a levar de 20 a 30 pães, de uma vez, fazendo com que o produto acabe rapidamente. “Quem fica sem pão não tem paciência para esperar outra fornada e acaba levando outros tipos de pães, como o sovado ou de forma”, acrescenta ela.

Peru encalhado

A dona de casa Lucília Alves dos Santos, 39, que mora em Caraguatatuba, foi até um dos supermercados do centro para comprar frango na quinta-feira (2), mas se deparou com o freezer vazio. “Só sobrou peru, que deve ter encalhado no Natal, mas ainda muito caro. Vou ver se consigo achar em outro mercado, pois imaginamos fazer frango para o almoço, que é mais barato e rápido (para preparar).

Felipe Bianchi, 25, de Araraquara (SP), foi um dos turistas que correram para o supermercado logo cedo, na quinta-feira (2) para comprar gelo. Mas também encontrou o freezer vazio. “A ideia era comprar no supermercado, por ser mais em conta. Agora vamos ver se achamos em algum posto de gasolina”, lamentou.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!