OBRAS EM ANDAMENTO

Sistema viário da região sul de Ilhabela passa por revitalização

Melhorias vão desde a saída da balsa, na Barra Velha, até a altura da praia Ilha das Cabras; obra também contempla ciclofaixa contínua

Gabriela Petarnella
Publicado em 08/09/2023, às 13h51

FacebookTwitterWhatsApp
A obra se estenderá desde a praça na entrada da cidade até a altura da praia Ilha das Cabras - Prefeitura Ilhabela
A obra se estenderá desde a praça na entrada da cidade até a altura da praia Ilha das Cabras - Prefeitura Ilhabela

As obras de revitalização da região sul de Ilhabela começaram a tomar forma. O objetivo é garantir maior fluidez no trânsito, de forma a minimizar congestionamentos, além de oferecer novas alternativas de deslocamento com mais acessibilidade entre bairros.

A avenida Brasil, com suas sinuosas curvas, é conhecida por ser o único acesso a todas as praias do lado sul do município. Há muitos anos, em períodos de alta temporada, o local fica constantemente paralisado por conta do fluxo de veículos, o que gera um grande desconforto para os visitantes, mas, principalmente, para os residentes que a utilizam para chegar ao trabalho, escola e até mesmo às suas casas.

As obras de melhoria desse acesso se estendem desde a saída da balsa, na Barra Velha, até a altura da praia Ilha das Cabras, pouco mais de 1,5 km, onde a via principal está sendo repavimentada e duplicada, a fim de aumentar a capacidade de veículos comportada em épocas de grande fluxo de turistas. 

No trecho também estão sendo refeitas as calçadas, além da adição de uma ciclofaixa contínua, o que oferece à população mais conforto no deslocamento a pé e a possibilidade de fazer o trajeto de bicicleta em segurança.

A iniciativa é um importante passo em relação à mobilidade sustentável, de acordo com o prefeito Toninho Colucci, e é uma saída para os que buscam evitar o trânsito. Além disso, quem opta por esses meios de locomoção consegue aproveitar mais de perto a orla das praias, as paisagens únicas que o lado sul do município abriga e uma bela vista para o canal de São Sebastião.

Essas vias de deslocamento alternativas ainda têm o objetivo de interligar os bairros da região norte e central com os bairros ao sul, trazendo uma continuação, por exemplo, da ciclofaixa onde será possível pedalar desde a Armação no extremo norte da cidade até o início do extremo sul de forma ininterrupta. Essa obra também já está tomando forma, mas assim como a avenida, os trabalhos só foram concluídos até a altura do início do bairro do Piúva.

Prefeitura Ilhabela
Imagem do projeto da revitalização do acesso viário ao sul da cidade - Prefeitura Ilhabela

De acordo com a prefeitura, a previsão de conclusão total das obras é para o segundo semestre do próximo ano. Ou seja, durante a temporada de verão entre 2023 e 2024, a via ainda não estará 100% pronta .

Neste mês, a cidade pôde ter uma amostra de como será a alta temporada e um grande acúmulo de veículos já foi registrado. Por conta dos vários trechos da estrada em manutenção, durante a semana e em horário comercial, equipes do Departamento de Trânsito estão executando operações de pare e siga, medida de segurança para os locais em que há máquinas trabalhando, mas que dificultam e atrasam ainda mais o fluxo nesta região.

Portanto, é importante ressaltar que os usuários devem respeitar o limite de velocidade e as sinalizações para que não aconteçam acidentes. O transtorno no trânsito, por sua vez, acaba sendo necessário para que as obras sejam realizadas efetivamente, levando em consideração que não há rotas alternativas.

De acordo a prefeitura, as obras iniciadas em julho contam com um investimento de aproximadamente R$ 69 milhões.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!