DECISÃO

Ilhabela (SP) antecipa governo de SP e prevê fim da obrigatoriedade de máscaras em locais abertos

Cidade estuda um decreto para a próxima semana. Governo Estadual prevê fim da obrigatoriedade de máscaras em ambientes externos no início de dezembro

Da redação
Publicado em 05/11/2021, às 15h12 - Atualizado às 16h56

FacebookTwitterWhatsApp
Uso de mascaras no litoral  mulher com máscara na mão - Foto: Divulgação
Uso de mascaras no litoral mulher com máscara na mão - Foto: Divulgação

O arquipélago de Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, quer o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes externos na próxima semana.

A medida foi anunciada pelo prefeito Toninho Colucci nesta sexta-feira (5). A cidade já estuda um decreto para a próxima semana.

Com isso, o município antecipa a previsão do Governo Estadual em liberar o uso de máscaras em ambientes externos no início de dezembro.

De acordo com a prefeitura de Ilhabela, a decisão é pelos números da doença na cidade e índice de vacinação, que está em 80% dos moradores vacinados com as duas doses. O arquipélago está sem casos de internação e mortes por covid-19 há meses.

De acordo com o prefeito, o cenário da doença na cidade é estável e a vacinação com índices avançados, o que permite a flexibilização da regra.

Prefeitura e Ministério Público devem se reunir na próxima semana para a elaboração do decreto.

“Cada cidade tem sua particularidade e em Ilhabela já estamos em uma fase que permite não usar a máscara. Temos praias e na maior parte da cidade as pessoas já não usam a máscara. Mesmo assim não temos casos. Nossa expectativa é publicar o decreto já na semana que vem”, disse Colucci ao G1.

Ainda segundo o prefeito, a decisão abriga apenas espaços abertos, não incluindo eventos em espaços abertos. Vai ser mantido ainda o uso para restaurantes, transporte público, unidades de saúde e escolas, por exemplo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!