A programação da conferência inclui discussão, apresentação e fechamento dos eixos temáticos, com participação de representantes populares
Gabriela Petarnella
Publicado em 31/10/2023, às 16h18
A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Ilhabela, promoverá a 1ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no dia 14 de novembro, com início às 13h no auditório do Paço Municipal.
O propósito da conferência é estabelecer compromisso e estruturar fundamentos de políticas públicas voltadas aos direitos das pessoas com deficiência. Diante deste cenário, a administração destaca a importância da participação da comunidade na definição das prioridades a serem implementadas.
No decorrer da formulação de propostas será essencial avaliar a viabilidade das ações e metas debatidas, todas com base no tema Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo. A conferência contará com cinco eixos temáticos que serão discutidos em grupos:
1.Estratégias para fortalecer o controle social, garantindo a participação das pessoas com deficiência (considerando a conjuntura do controle social no Brasil, a interação da pessoa com deficiência na participação social e a monitorização das políticas públicas).
2.Assegurar o acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada (incluindo estratégias para promover o acesso a políticas públicas ao longo de toda a vida e desafios na coordenação entre diferentes esferas de governo para a implementação da avaliação biopsicossocial de deficiência).
3.Financiamento para a promoção dos direitos das pessoas com deficiência (estabelecimento de um arcabouço legal para financiamento público, criação do Fundo Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vias para o financiamento de políticas públicas e fortalecimento do controle social).
4.Cidadania e acessibilidade (incluindo questões de capacidade civil e apoio à tomada de decisões, sistemas de apoio em áreas como educação, trabalho, saúde, habitação e reabilitação, sistemas de proteção social e promoção do protagonismo das pessoas com deficiência, além da implementação da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência).
5.Desafios para uma comunicação universal (acesso a informações e tecnologias, tecnologias assistivas na comunicação, campanhas educativas contra o capacitismo e sobre os direitos das pessoas com deficiência).
Confira a progração: terça-feira (14/11)
Gabriela Petarnella
Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo