TURISMO GASTRONÔMICO

Festival do Xarelete agita Ilhabela no final de semana com gastronomia típica

O evento ainda conta com uma programação musical extensa para os visitantes aproveitarem a comida tradicional da cidade ao som de artistas locais

Redação
Publicado em 12/12/2023, às 15h19

FacebookTwitterWhatsApp
Os festivais gastronômicos ressaltam a cultura caiçara ainda ativa no município - Prefeitura Ilhabela
Os festivais gastronômicos ressaltam a cultura caiçara ainda ativa no município - Prefeitura Ilhabela

Que tal saborear um bom prato à base de peixe de época à beira-mar e ainda apreciar músicas de artistas locais? Se gostou da ideia, acerte o rumo para Ilhabela onde o regionalíssimo Festival do Xarelete encerra o calendário dos festivais gastronômicos da cidade, no Campo do Portinho, no próximo final de semana. 

A programação terá incício na sexta-feira (15), a partir das 17h, quando o show inicia e as iguarias já começam a ser servidas para os visitantes. No sábado e domingo, a programação será extendida, para quem desejar almoçar e aproveitar o evento à beira-mar, a partir das 12h.

O festival oferece diversos pratos à base do pescado Xarelete, peixe muito comum na região, também conhecido pelos nomes de Xerelete ou Carapau. Seu preparo é assossiado à receitas culinárias à base de fritura ou cozimento.

Confira a programação dos shows:

  • Dia 15: 17h – DJ Cássio Batista; 19h – Helinho do Pagode; 20h30 – Kaíque Ferrari;
  • Dia 16: 12h – DJ Alex; 14h – Erick Lins; 16h – Mais Simpatia; 18h – Roney Alves; 20h – Manauê;
  • Dia 17: 12h – DJ Aquino; 14h – Diniz e Banda; 16h – Samba da Areia; 18h – Forró 40.º.  

Os festivais gastronômicos são uma prática da administração municipal que visa movimentar a cidade e a economia local, além de fomentar o resgate e a valorização da cultura caiçara. Durante o ano, a prefeitura realiza diversas edições, como o Festival da Sardinha, da Lula, do Camarão e do Polvo, entre outros. "A pesca dessas iguarias está enraizada na cultura caiçara e é importante que as novas gerações e os visitantes de fora conheçam mais sobre essas iguarias", destacou o secretário Adjunto de Cultura, Alexandre Baptista.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!