OPORTUNIDADE

Festival de cinema oferece duas vagas para curadoras em Ilhabela

Quarta edição acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro; Citronela Doc é um festival de cinema não-competitivo e tem entrada gratuita

Estéfani Braz
Publicado em 14/06/2024, às 20h42 - Atualizado às 21h55

FacebookTwitterWhatsApp
Festival Citronela Doc é realizado desde 2021, em Ilhabela - Divulgação/Marcos Finotti
Festival Citronela Doc é realizado desde 2021, em Ilhabela - Divulgação/Marcos Finotti

Realizado anualmente em Ilhabela, no litoral norte, o Festival Citronela Doc está com inscrições abertas para contratação de até duas curadoras, que integrarão a equipe responsável pela seleção dos filmes. O evento ocorre desde 2021. As interessadas podem se cadastrar pelo link até o dia 24 de junho. 

A quarta edição se realiza entre os dias 7 e 10 de novembro. O Citronela Doc é um festival não-competitivo, com entrada gratuita, e apresenta documentais de longa e curta-metragem, brasileiros, contemporâneos e premiados. Entre as atividades promovidas pela organização do evento, estão os debates com diretores dos filmes e convidados.

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Neste ano, a programação incluirá mostra competitiva com filmes da região do litoral norte e do Vale do Paraíba, buscando estimular e valorizar a produção local. O festival incentiva a participação de mulheres negras, LGBTQIAPN+, indígenas, quilombolas, caiçaras e de regiões que estejam fora do eixo Rio - São Paulo. Não há inscrições para escolha de filmes. A seleção das produções é feita em conjunto pelos curadores. A próxima edição terá como prioridade documentários finalizados entre 2023 e 2024.

O processo de seleção dará preferência a profissionais com experiência prévia em curadoria, cinema documental e/ou outra atividade ligada ao setor do audiovisual. A remuneração é de R$ 3.500. É necessária disponibilidade para reuniões on-line regulares de alinhamento da equipe curatorial, entre julho e outubro. Também é preciso se comprometer a estar presente durante o evento e, possivelmente, participar ou moderar algum dos debates. 

O festival arca com as despesas de hospedagem, transporte e uma refeição diária durante o evento. O Citronela Doc foi idealizado por um grupo de profissionais do audiovisual residente em Ilhabela e que atua ativamente no desenvolvimento e preservação da cultura local.  É produzido pela Ver Pra Crer Produções, Salga Filmes, Chocadeira Produção Cultural e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas,  do governo estadual, e realização do Ministério da Cultura,  por meio da Lei Paulo Gustavo.

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!