REGISTRO DE BELEZA

Dezenas de golfinhos acompanham embarcação em Ilhabela durante competição

Aparição foi no sábado (2), durante competição de canoagem Vibe; veja vídeos dos animais em bando e conheça mais sobre a simpática espécie

Rebeca Freitas
Publicado em 05/12/2023, às 16h54

FacebookTwitterWhatsApp
Animais chamaram a atenção de competidores em Ilhabela por sua simpatia - Corroh Gomes
Animais chamaram a atenção de competidores em Ilhabela por sua simpatia - Corroh Gomes

No sábado (2), Ilhabela recebeu a sétima edição da Volta Ilhabela (Vibe), competição de canoagem que consiste em uma volta completa ao redor da ilha principal, totalizando 90 km. Durante o evento, os competidores foram surpreendidos por uma grande quantidade de golfinhos, que se aproximaram das embarcações, como mostram as imagens: 

Embora o registro seja lindo, de acordo com o Instituto de Pesquisas Cananéia (IPEC), a proximidade de embarcações com motor pode trazer riscos aos animais, por conta da possibilidade da hélice bater nos bichos e machucá-los. “A orientação é que com alguns metros de proximidade dos bichos, o motor seja desligado para que eles passem. É uma situação que traz risco para esses animais, o ideal seria desligar o motor e esperar eles se afastarem um pouco até uma distância segura para que a hélice do barco não machuque eles”, explica. 

Ainda de acordo com a instituição, golfinhos não são necessariamente animais migratórios, então existem grupos que vivem no nosso litoral o ano inteiro. “Pode ser que sejam espécies que tenham vindo de fora, mas os golfinhos, eles vivem aqui no litoral brasileiro. Eles passam o ano todo por aqui, não é como as baleias que vêm numa época em busca de alimentos e água mais quente. Geralmente eles estão por aqui o ano todo”, afirmam, garantindo também que geralmente os animais vivem em grupos familiares grandes. 

Sobre a espécie 

golfinho
Animais são habitantes comuns do litoral paulista e puderam ser vistos em bando em Ilhabela - Luis Molina Pinheiro Neto

Golfinhos são nadadores habilidosos, capazes de saltar até cinco metros acima da água e atingir velocidades de até 40 km/h. Alimentam-se principalmente de peixes e lulas, vivem de 20 a 35 anos e têm um único filhote por vez. Sociáveis, vivem em grupos e interagem tanto entre eles como com outros animais e humanos.  

A inteligência dos golfinhos é objeto de estudos, permitindo que sejam treinados para tarefas complexas em cativeiro. Sua natureza brincalhona destaca-se, apresentando uma diversidade de comportamentos. Além disso, possuem um extraordinário sentido de ecolocalização, utilizando o biossonar para navegar e caçar suas presas entre obstáculos aquáticos.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!