DATA MARCADA

Blocos e escolas de samba de Ilhabela terão desfile fora de época em 2024

A mudança visa remanejar a organização que os desfiles demandam e garantir que os visitantes tenham mais um atrativo após o feriado

Gabriela Petarnella
Publicado em 09/11/2023, às 11h57

FacebookTwitterWhatsApp
Comissão de Frente da escola de samba Unidos do Garrafão, campeã do carnaval em 2023 - Prefeitura Ilhabela
Comissão de Frente da escola de samba Unidos do Garrafão, campeã do carnaval em 2023 - Prefeitura Ilhabela

Em um anúncio feito ontem (8), a prefeitura de Ilhabela divulgou a data oficial dos desfiles das escolas de samba e dos blocos de enredo e embalo da cidade para o Carnaval 2024. As escolas e blocos competirão pelo título de campeões, cada um em sua categoria, nos dias 8, 9 e 10 de março na Vila, Centro Histórico da cidade.

Segundo a administração municipal, a decisão de realizar o carnaval fora de época tem como objetivo proporcionar maior mobilidade para moradores e turistas, especialmente no Centro Histórico. O prefeito Toninho Colucci ressalta que a cidade já atrai muitos turistas nos dias do carnaval oficial, sendo um destino muito cobiçado nessa época do ano. No entanto, eventos de grande porte como os desfiles geram impacto no trânsito, comércio e mobilizam toda a cidade. Com a mudança, a prefeitura busca uma oportunidade de melhor organização e atrair turistas dispostos a apreciar o melhor das agremiações locais.

O presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela (Leci), Cleber Biscassi, destaca a importância da preservação da cultura carnavalesca, independentemente da data. Ele salienta que a tradição dos desfiles e dos blocos precisa ser preservada, como exige a Lei Municipal Fátima Aparecida de Jesus, em homenagem à ex-presidente e precursora do legado da escola de samba Padre Anchieta, pioneira do município e ativa após 57 anos de tradição.

A mudança de realizar os desfiles fora do feriado nacional foi implementada desde 2022, pós-pandemia. Em 2023, moradores e turistas tiveram dois finais de semana seguidos para aproveitar a programação, com desfiles de 10 a 12 de fevereiro, seguidos por shows musicais e bailes de rua todas as noites durante o carnaval tradicional. A programação para 2024 também será dividida em duas partes.

Lei Municipal Fátima Aparecida de Jesus

Em um marco na história da cultura de Ilhabela, as comunidades e agremiações carnavalescas do município, assim como suas atividades e expressões artísticas, tornaram-se patrimônio imaterial reconhecido por lei em 30 de agosto de 2023. O projeto, de autoria do vereador Alexander Augusto (Leléco Augusto), tem como justificativa que o carnaval é uma das festas populares mais tradicionais e celebradas do Brasil, sendo a lei crucial para garantir a livre manifestação cultural, muitas vezes impedida por preconceito.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!