MAIS UMA MORTE

Baleia jubarte é encontrada morta em Ilhabela (SP); é o segundo caso em menos de uma semana

No domingo (8), uma baleia foi achada sem vida, boiando nas proximidades da praia da Vila. Dessa vez, uma baleia juvenil foi vista por pescadores, na terça-feira (10), também morta, entre as praias das Anchovas e Indaiaúba. Só neste ano, nove baleias morreram no Litoral Norte

Da redação
Publicado em 12/08/2021, às 09h57 - Atualizado em 13/08/2021, às 09h06

FacebookTwitterWhatsApp
Baleia é resgatada pelo Instituto Argonauta em Ilhabela, SP - Foto: Instituto Argonauta
Baleia é resgatada pelo Instituto Argonauta em Ilhabela, SP - Foto: Instituto Argonauta

O arquipélago de Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, registrou, na terça-feira (10), mais uma morte de baleia jubarte no mar ilhabelense.

Após pescadores encontrarem uma baleia morta, boiando nas proximidades da praia da Vila, no domingo (8), o Instituto Argonauta informou que uma baleia jubarte juvenil, de quase 8 metros, foi achada sem vida entre as praias Anchovas e Indaiaúba.

A equipe foi avisada da ocorrência por pescadores da praia do Bonete, por meio de um grupo criado para facilitar a comunicação entre as comunidades de pescadores e os técnicos e pesquisadores que estudam esses animais na região.

O animal foi encontrado boiando, com pedaços de rede presos à carcaça, o que pode ter sido a causa de sua morte. Essas interações entre baleias e petrechos de pesca são incidentais e estão sendo observadas em maior número.

No caso registrado ontem em Ilhabela, o animal foi rebocado e encalhado em costão próximo à praia de Anchovas. Esse procedimento é realizado pelo Instituto Argonauta como alternativa para a correta destinação da carcaça, longe da população, onde poderá naturalmente ser decomposta, completando o ciclo de nutrientes necessário para o ambiente. Foram coletadas para análise amostras de gordura, pele e músculo do animal.

Só neste ano, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta registrou a ocorrência de nove baleias-jubarte mortas na região, nas cidades de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/cnlitoralconectado4E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

As baleias-jubarte são animais migratórios, que durante o inverno e a primavera se deslocam até águas mais quentes para se reproduzir. Na região, a migração coincide com a época de captura de peixes como a tainha e a sororoca, quando é realizado o tipo de pesca com redes de espera.

Assim, as capturas incidentais de espécies que não seriam alvo, como as baleias, têm se tornado mais frequentes e, em alguns casos, fatais.

LEIA MAIS 

- No Dia dos Pais, turista é contemplado com estrela cadente na praia Barra Seca em Ubatuba (SP)

Com medo de ser mordida, moradora de Caraguatatuba (SP) procura polícia ambiental para retirar gambá

Dupla é presa após traficar drogas nos arredores de escola em Ilhabela (SP)

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!