PASSEIO

Boulevard Gastronômico em Guarujá atrai pela diversidade de opções

Localizado próximo à praia das Pitangueiras, o espaço na rua Rio de Janeiro conta com o diferencial de permitir apenas a circulação a pé

Rodrigo Florentino
Publicado em 25/06/2024, às 12h10 - Atualizado às 14h39

FacebookTwitterWhatsApp
Atualmente,  o bulevar conta com oito restaurantes e bares em funcionamento - Rodrigo Florentino
Atualmente, o bulevar conta com oito restaurantes e bares em funcionamento - Rodrigo Florentino

Alguns poucos metros de puro e diversificado prazer gastronômico. Soma-se a isso, música ao vivo, atrativos para crianças e a proximidade com uma das mais badaladas praias do litoral de São Paulo;  o resultado é o Boulevard Gastronômico da rua Rio de Janeiro, no Guarujá.  Coladinho com a praia das Pitangueiras, o ponto de encontro para dia ou noite,  fica entre a avenida Leomil e a rua do Contorno. 

Com 40 anos de existência e, aproximadamente, 60 metros de extensão, o bulevar tem toda a extensão fechada para o trânsito de veículos, o que possibilita um passeio tranquilo entre rica e diversificada oferta de bares e restaurantes. E, mesmo que a maior frequência de público, de todas as idades, seja durante a noite, há restaurantes abertos durante o dia. 

Há opção também para quem prefere escolher períodos com mais ou menos movimento. Vitor Coelho, dono do Kids Pizza Bar, dá a dica: “O bulevar tem uma frequência de movimentação mais sazonal. É mais movimentado durante finais de semana, feriados e temporadas, durante os meses de julho e de dezembro a fevereiro”. Na baixa temporada, há maior circulação durante a noite em finais de semana. Durante o dia, o lugar fica bem tranquilo.

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

Quem frequenta, aprova e recomenda, como Renato Silva, turista de São Paulo: “Como gosto de comer, então acabei amando o lugar. São muitas opções variadas”. A moradora Amanda Rocha, apesar de morar distante da região do bulevar, já o visitou. “Eu moro aqui no Guarujá, mas não venho muito para esses lados. Só vim aqui algumas vezes, mas quando eu venho sempre gosto bastante”, conta.

placa de restrição de circulação
Placa no início já avisa sobre a restrição de circulação de veículos em toda a extensão do bulevar - Rodrigo Florentino

Avenida 05

Nem sempre a rua Rio de Janeiro teve esse nome. De acordo com informações do Centro de Documentação e Memória (Cedom) do Guarujá, seu primeiro nome era avenida 05. Ainda de acordo com o órgão, não foram encontrados em seus registros informações sobre quando o nome foi alterado e o motivo pelo qual ganhou a denominação atual, mas especula-se que a mudança ocorreu entre 1916 e 1926. “Verificamos os arquivos em nossos registros e encontramos os nomes das ruas já alterados em 1926. Assim, a janela de mudança dos nomes deve ter sido entre 1916 e 1926”, informou o Cedom. 

Opções disponíveis

Entre bares e restaurantes, o local conta atualmente com oito espaços em funcionamento. Confira:

fachada kids pizza bar
O Kids Pizza Bar conta com decoração infantil já na fachada - Rodrigo Florentino

Kids Pizza Bar: voltado ao público infantil, possui sete anos de existência e começou como um bufê para festas festas. A partir de 2019, foi iniciado o projeto do restaurante. Conta com parque de diversões com 400 metros quadrados, pista de boliche e, ainda, realiza eventos como apresentações de personagens, shows de talentos, oficinas de slime e balões, entre outros. Na fachada, a decoração apresenta um pino de boliche e uma estátua do famoso personagem Super-Homem. Funciona de segunda a sexta-feira, das 18h até 23h50. Já no sábado, está aberto a partir das 17h e domingo a partir das 14 horas.

Varandas Bar: conta com música ao vivo de quinta-feira a sábado. No cardápio, não faltam opções de comida mexicana como tacos, burritos e quesadillas, além de porções típicas de bar e, claro, drinques alcoólicos.  O ex-jogador Biro-Biro, ídolo do Corinthians, já frequentou o local. Funciona de terça-feira a domingo, das 18h até 1h da manhã.

Mandurí: diferente de outros estabelecimentos locais, abre ao meio-dia e conta com música ao vivo nos finais de semana e feijoada aos domingos. Apresenta cardápio variado com porções de boteco, drinques e opções para crianças. Abre de domingo a quinta-feira, das 12h até 23h,  e sextas e sábados do meio-dia até meia-noite. 

Veja também: Guarujá: um guia completo para se encantar e visitar

Rio’s Bar e Cozinha: conta com rodízio de miniburger com os atrativos pães de hambúrgueres coloridos. Há também música ao vivo e um variado cardápio de hambúrgueres, porções e bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Abre de terça-feira a domingo, das 18h30 até a meia-noite.

Barbiritta: como o próprio nome diz, o foco são as bebidas alcoólicas com opções individuais e combos. Mas o espaço também disponibiliza hambúrgueres, pratos executivos e porções, além de muita música ao vivo dos mais variados estilos como sertanejo, pagode e samba. Horário de funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 17h à meia-noite, e sexta e sábado, das 17h às duas da manhã.

eisbein
O Eisbein consiste em um joelho de porco assado e defumado - Divulgação/Rudy's Pub

Rudy’s: especialidade são pratos alemães; o pub existe desde 1984 e conta com típicas comidas regionais daquele país, como o eisbein,  joelho de porco temperado e assado, e o kassler,  bisteca suína defumada em cubos.  Há também um fliperama com várias máquinas de pinball. Para jogar, é preciso comprar fichas. O local organiza a própria versão da Oktoberfest, tradicional festa alemã com muito consumo de cerveja e comidas tradicionais. O Rudy's Pub funciona de terça a quinta-feira, das 17h até a meia-noite, e de sexta a domingo do meio-dia até meia-noite.

Villa Rio Guarujá: mais um restaurante com opção de música ao vivo nos estilos samba e pagode. Conta com pratos à la carte, porções e espetinhos. Abre todos os dias das 16h até a meia-noite.

Bar da Rio: o restaurante foca em  espetinhos, porções e cerveja gelada. Também conta com música ao vivo e transmissões de partidas de futebol. Abre de terça-feira a sábado, das 18h até 1h da manhã, e aos domingos funciona das 17h até 1h da manhã.

O bulevar ocupa uma parte da rua Rio de Janeiro. O restante da via é composto por prédios residenciais e termina na avenida da praia. Duas revitalizações foram feitas nos anos de 2018 e 2021, com reformas completas da estrutura. Caso precise estacionar, há vagas de estacionamento na avenida Leomil, na rua do Contorno e em vias paralelas.

Rodrigo Florentino

Rodrigo Florentino

Formação e faculdade: Comunicação Social (Jornalismo) - Universidade Santa Cecília (Unisanta)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!