QUEIXA-CRIME

Morador de Guarujá denuncia Toguro por falsa acusação de tentativa de roubo

Influenciador acusou Ricardo Silva de “estar de tocaia para alguma maldade"; morador diz que ficou com medo de sair na rua após exposição

Redação
Publicado em 22/11/2023, às 18h10

FacebookTwitterWhatsApp
Vítima relatou impactos da exposição pública e destacou perigos das fake news - Reprodução Redes Sociais/Toguro
Vítima relatou impactos da exposição pública e destacou perigos das fake news - Reprodução Redes Sociais/Toguro

Um morador de Guarujá, litoral de São Paulo, apresentou uma queixa-crime contra o influenciador digital Tiago Toguro, de 30 anos, após ser acusado de tentativa de roubo na internet. O caso aconteceu no Canto das Galhetas, no Jardim Astúrias, próximo a sua mansão adquirida mês passado na cidade.

Na tarde de quinta-feira (16), Toguro publicou vídeos nas redes sociais acusando o fotógrafo Ricardo Silva, de 34 anos, de estar "oprimindo com os olhos" e planejando alguma maldade. O influenciador, seguido por milhões de pessoas na internet, relatou ter se sentido ameaçado enquanto gravava um vídeo motivacional. A situação foi filmada pelos amigos de Toguro, que alegaram que o fotógrafo estava "secando" a moto do influenciador.

Veja o vídeo

@cortessalvatori Moto avaliada em 70mil reais #toguro#toguromansaomaromba#mansãomaromba#livetwitch#tentativa#viralvideo♬ som original - Cortes Salvatori

Ricardo Silva, por sua vez, afirmou ter descoberto as acusações no final do dia, por meio de um vídeo enviado por um amigo. Em uma carta aberta nas redes sociais, ele precisou explicar o que estava fazendo no local e desabafou sobre o impacto da exposição pública.

"Ontem um influenciador digital me expôs em um vídeo como se eu fosse alguma ameaça para ele. Se há suspeita, chame a polícia, agora expor alguém para 8 milhões de seguidores é irresponsável e pode ter consequências graves", disse o fotógrafo.

A vítima disse que parou a sua motocicleta no local para apreciar o mar, tendo em vista que costuma tirar fotos de surfistas, enquanto aguardava o horário de buscar a esposa no trabalho.

Até me questionei, será que eu tenho aparência de bandido? Será que as pessoas vão ficar desconfiando na minha cara quando eu parar num local. Isso foi muito deselegante, me tirou minha paz dentro de casa", desabafou Silva em sua rede social. 

Ricardo conta, ainda, que registrou um boletim de ocorrência e procurou uma advogada para entrar com uma ação contra Toguro. O caso foi registrado como difamação, ameaça e calúnia, na Delegacia Sede de Guarujá.  O Portal Costa Norte tentou entrar em contato com Toguro para um posicionamento sobre o caso, porém não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Fake News

O fotógrafo destacou os riscos que enfrentou após a divulgação do vídeo, pois após a divulgação de sua imagem sem autorização ele circulou pela cidade com sua esposa, e mencionou o fato de que pessoas já morreram após serem vítimas de fake News na cidade.

O caso em que o fotógrafo cita é da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, que foi brutalmente espancada por moradores do bairro Morrinhos, em 2014. A vítima foi amarrada e agredida por dezenas de pessoas após ser acusada de sequestrar uma criança para rituais de magia negra. As investigações subsequentes revelaram a inocência de Fabiane.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!