PRIMEIRA FASE

Ministro pode vir a Guarujá para lançar obras do Aeroporto Civil Metropolitano

Anúncio foi feito durante visita a Santos, na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS), onde anunciou investimentos para a região

Redação
Publicado em 31/10/2023, às 20h42 - Atualizado em 01/11/2023, às 08h32

FacebookTwitterWhatsApp
Autoridade Portuária de Santos sediou anúncio de investimentos na região - Foto: Helder Lima/PMG
Autoridade Portuária de Santos sediou anúncio de investimentos na região - Foto: Helder Lima/PMG

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), deve retornar a Guarujá, no litoral de São Paulo, até o encerramento do ano para fazer o lançamento da ordem de serviço da primeira fase das obras do Aeroporto Civil Metropolitano.

O anúncio foi feito ao prefeito de Guarujá, Válter Suman, durante evento na sede da Autoridade Portuária, em Santos, na sexta-feira (27). Silvio Costa veio à região para divulgar investimentos.

As obras infraestrutura do Aeroporto compreendem pista e cercamento, necessárias para a primeira fase de implantação. Trata-se de reforço estrutural dos pavimentos da pista de pouso e decolagem e pista de taxiamento, além de regularização das faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, cerca operacional, barreiras de proteção de fauna, via de serviço e sinalização horizontal, entre outras.

São muitos investimentos previstos para toda a Região e o Aeroporto de Guarujá é um deles. Acredito que até dezembro eu volte a Guarujá para fazermos, juntos, prefeito Válter, o lançamento da ordem de serviço para o Aeroporto”, assegurou o ministro.

Com as obras de infraestrutura e do terminal de passageiros, conclui-se a implantação da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, a qual permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).

Essa etapa inicial deve levar seis meses, com investimentos de, aproximadamente, R$ 29 milhões. Posteriormente, a prefeitura lançará um edital separado para as obras do terminal de passageiros. O projeto global do aeroporto contempla um total de quatro fases.

O chefe do Executivo guarujaense ressaltou a honra em receber o ministro na cidade novamente. “Será um grande prazer tê-lo em nosso município para que possamos rechaçar essa conquista tão sonhada para o desenvolvimento da região, que é o Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá”, afirmou o prefeito.

Perimetral

Outra obra estruturante importante para Guarujá e região é a segunda fase da avenida Perimetral, na margem esquerda. O ministro relatou que os governos, federal e estadual devem anunciar um conjunto de investimentos ainda este ano e, que no momento, o Ministério está analisando as formas de modelagem.

Túnel

Ainda na ocasião, Silvio Costa pontuou que o governo federal está estudando a modelagem para o projeto da ligação seca entre Guarujá e Santos. “Esta é uma obra que, de fato, vai sair do papel. Em novembro acredito que devemos finalizar o processo das audiências públicas para que possamos avançar ainda mais”, prevê.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!