CURIOSIDADE

"Itália" e "dragão" estão presentes na peculiar geografia do litoral de SP

Praia Grande tem um pedacinho com formato da Itália, enquanto Guarujá fez até sucesso mundial por conta da sua semelhança com um dragão; confira

Esther Zancan
Publicado em 05/10/2023, às 14h55

FacebookTwitterWhatsApp
A "Bota", ou Itália praia-grandense, é a Ponta de Itaipu - Reprodução
A "Bota", ou Itália praia-grandense, é a Ponta de Itaipu - Reprodução

Quando contemplamos as nuvens, nossa imaginação faz com que enxerguemos figuras nessas imensas “bolas de algodão” viajando pelos céus. Animais, rostos e objetos parecem surgir diante de nossos olhos. Mas não são apenas as nuvens que trazem essa sensação. A geografia dos países e territórios também. Duvida? Então, dá uma espiada no mapa do litoral de São Paulo e veja se você não reconhece uma “Itália” e até um “dragão”.

Se você não conseguiu identificar ambas as figuras, o Portal Costa Norte dá uma ajuda. A “Itália” está em Praia Grande e o “dragão” em Guarujá. Vamos combinar que agora ficou bem fácil, não é mesmo?

A “Itália” praia-grandense é a Ponta de Itaipu, nas dependências da Fortaleza de Itaipu. Imagens feitas de avião ou de satélite mostram a semelhança da formação geográfica com o mapa da Itália. O país europeu chega a ser conhecido como a “Bota”, já que os contornos de seu território lembram o desenho do calçado. 

"Bota" de PG vista do alto
Tanto no Google Maps quanto de um avião é possível ver a "Bota praia-grandense" - Reproduções

A “Bota” de Praia Grande, que pode ser visualizada pelo Google Maps, é uma área de Mata Atlântica preservada. Por pertencer à Fortaleza de Itaipu, local que abriga o  2ª Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAe) do Exército Brasileiro, o acesso ao local só é feito quando são abertos passeios monitorados pelos militares.  

A área ocupada pela Fortaleza de Itaipu, de 2,4 milhões de metros quadrados, faz parte do Parque Estadual Xixová-Japuí, que abriga uma vasta riqueza em flora e fauna, como orquídeas de diversas espécies, bromélias, borboletas, saruês e lagartos.

Ponta de Itaipu vista da praia do Canto do Forte
Ponta de Itaipu vista da praia do Canto do Forte - Esther Zancan

A Fortaleza de Itaipu, cuja a entrada fica localizada no bairro Canto do Forte, teve sua construção iniciada em 1902 e é constituída por três fortes – Jurubatuba, Rego Barros e Duque de Caxias.

Dragão

O “dragão” da Baixada Santista é a cidade de Guarujá. Os contornos da Ilha de Santo Amaro, onde está localizada a cidade, possuem uma semelhança incrível com os de um dragão completo, com direito a bocarra aberta, asas e até o rabo. Aliás, uma região da cidade, a serra do Guararu, é conhecida como “Rabo do Dragão”, onde ficam praias paradisíacas, como Prainha Branca, Praia Preta e Camburizinho.

A semelhança do Guarujá com a figura mitológica chamou a atenção até do próprio Google Maps. Em sua conta no Instagram, o Google Maps publicou uma comparação entre o mapa de Guarujá normal e o mapa com o desenho de um dragão por cima. Acima dos mapas está escrito: “How Google Maps sees Guarujá” (“Como o Google Maps vê o Guarujá”) e “How you see Guarujá” (Como você vê o Guarujá”). 

Postagem do Google Maps no Instagram
Post do Google Maps no Instagram - Reprodução

O post do Google Maps, que já teve mais de 11 mil curtidas, também publicou um comentário de um seguidor de Guarujá, @altsider,  em que ele dizia: “Search for “Guarujá” city in Brazil, the island has the shape of a dragon” (“Busque pela cidade do Guarujá no Brasil, a ilha tem o formato de um dragão”). E não é que o “dragão guarujaense” ficou famoso mundialmente?

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!