ALERTA

Guarujá registra aumento no número de casos de furto de cabos

A empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica já contabilizou mais de 200 casos de furto de cabos na cidade da Baixada Santista

Matheus Alves
Publicado em 12/05/2024, às 15h19

FacebookTwitterWhatsApp
Caso sejam identificados cabos de energia pendurados nos postes, a orientação é que a população não se aproxime - Reprodução/Internet
Caso sejam identificados cabos de energia pendurados nos postes, a orientação é que a população não se aproxime - Reprodução/Internet

Na manhã deste sábado (11) foi registrado mais um caso de furto de cabos de energia, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Desta vez, na avenida D. Pedro I, no bairro São Miguel, onde a ação dos bandidos provocou curto-circuito, resultando na interrupção do fornecimento para 67 moradores do bairro. Duas pessoas foram presas em flagrante.

Entre os meses de janeiro e maio deste ano, a Neoenergia Elektro, responsável pelo fornecimento de energia elétrica de mais de 220 municípios no estado de SP, já contabilizou mais de 200 casos de furto de cabos de energia no munícipio de Guarujá.

As ocorrências foram registradas nos bairros: Enseada, Jardim Virgínia e Santo Antônio. A concessionária conta com o apoio das polícias civil, militar e guarda municipal que têm trabalhado na investigação e na criminalização dos receptores dos cabos furtados.

𝗙𝗮𝗰̧𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗰𝗮𝗻𝗮𝗹

A Neoenergia Elektro reforça que cortar fios elétricos é considerado furto qualificado, previsto no Código Penal. As consequências para quem manuseia cabos com partes energizadas podem ser graves, chegando a casos extremos de morte ou lesões irreversíveis, como perda de membros e fraturas por queda. Além de muita perigosa, a ação interrompe de forma inesperada o fornecimento de energia, causando transtornos para muitos clientes.

Caso sejam identificados cabos de energia pendurados nos postes, a orientação é que a população não se aproxime e caso pessoas não autorizadas sejam flagradas entrando ou fazendo intervenções em postes, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190, além de contatar imediatamente a concessionária.

Matheus Alves

Matheus Alves

Formado em 2019 pela Universidade Paulista (Unip-Santos). Atua nas áreas de política e cultura geek.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!