CHUVA NO LITORAL

Guarujá: recorde histórico de chuva soma 20 deslizamentos e deixa 194 pessoas desalojadas

Defesa Civil e outras secretarias da prefeitura mobilizam equipes para reordenar a cidade e atender vítimas das fortes chuvas

Da redação
Publicado em 20/02/2023, às 11h34 - Atualizado às 12h05

FacebookTwitterWhatsApp
volume de quase 400 milímetros em 24 horas é o maior já registrado pela Defesa Civil de Guarujá Chuvas no Litoral - Divulgação PMG
volume de quase 400 milímetros em 24 horas é o maior já registrado pela Defesa Civil de Guarujá Chuvas no Litoral - Divulgação PMG

O volume de quase 400 milímetros em 24 horas é o maior já registrado pela Defesa Civil de Guarujá, no litoral de São Paulo. A chuvarada foi superior à média prevista para todo o mês de fevereiro, que era de 234 milímetros. O índice foi superado em apenas 6 horas.

Segundo informou a Defesa Civil da cidade, equipes de diversas secretarias da prefeitura estão mobilizadas desde a madrugada de domingo (19) para atender e cuidar das 194 pessoas desalojadas em função dos quase 400 milímetros de chuvas ininterruptas.

O Gabinete de Gestão de Crise foi instalado na manhã de domingo para dar celeridade às ações de atendimento aos munícipes e reordenamento da cidade.

A mobilidade urbana em Guarujá e Vicente de Carvalho foi restabelecida com a retirada de material mobilizado de deslizamentos e árvores caídas pelas equipes da prefeitura.

A Defesa Civil de Guarujá prossegue com o monitoramento das áreas. O órgão recebeu um aviso meteorológico da Defesa Civil do Estado para acumulados de até 150 milímetros em três dias, o que acabou sendo ultrapassado em quase três vezes.

Com isso, as ações do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) foram intensificadas desde a última quinta-feira (16), especialmente nas áreas de risco, além da publicidade dos fatos à população.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, até o momento, foram totalizados 20 deslizamentos, sem vítimas, causando apenas danos materiais.

Os munícipes desalojados recebem o atendimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), com acolhimento seguro, alimentação, higienização, roupas limpas, referenciamento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e cadastro.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!