TECNOLOGIA INOVADORA

Descarte irregular de lixo pode ser monitorado de forma virtual no Guarujá

Ferramenta virtual é colaborativa e funciona a partir do registro de ocorrências dos munícipes; cidade é pioneira na tecnologia

Henrique Novaes
Publicado em 02/02/2024, às 13h53

FacebookTwitterWhatsApp
É possível localizar o lixo por meio de um satélite, que mostra o mapa de Guarujá - Helder Lima
É possível localizar o lixo por meio de um satélite, que mostra o mapa de Guarujá - Helder Lima

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guarujá, em parceria com a Geopixel, uma empresa especializada, que atua com as prefeituras por meio do mapeamento dos municípios, lançou uma plataforma que mapeia a cidade, com o intuito de os moradores denunciarem os ambientes com descarte irregular de lixo. A ferramenta é pioneira na Baixada Santista. 

Ao entrar no site, o usuário se depara com uma imagem de satélite de Guarujá como plano de fundo. Com o mouse, ou digitando o endereço, é possível localizar o lugar exato no qual o lixo está exposto, para depois preencher um formulário como tipo de resíduo, local do descarte, endereço, ponto de referência e, até, a possibilidade de inserir fotos e outros documentos.

A reunião dos dados será utilizada no Plano Municipal de Combate ao Lixo no Mar, que também auxiliará na gestão de resíduos em áreas urbanas. Após os diagnósticos, a Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb) poderá utilizar a plataforma, para realizar a limpeza dos locais indicados, junto ao reforço da fiscalização.

Segundo a Lei 4.469/2019, o descarte indevido de lixo e entulhos consta como crime ambiental, passível de multa, de acordo com a lei municipal.

Henrique Novaes

Henrique Novaes

Formado em Jornalismo, na Universidade Santa Cecília

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!