SUSTENTABILIDADE

Guarujá abriga único atrativo turístico das Américas com selo Green Key

Ilha dos Arvoredos recebeu o prêmio internacional, tido como um dos principais em responsabilidade social e sustentabilidade do segmento turístico

Redação
Publicado em 02/02/2024, às 10h45 - Atualizado às 11h12

FacebookTwitterWhatsApp
Ilha dos Arvoredos promove a educação ambiental para a sustentabilidade - Ilha dos Arvoredos/Reggys Santos
Ilha dos Arvoredos promove a educação ambiental para a sustentabilidade - Ilha dos Arvoredos/Reggys Santos

Guarujá se tornou a única cidade das Américas a abrigar um atrativo turístico com a certificação Green Key, considerado um dos principais prêmios globais de excelência em responsabilidade social e sustentabilidade do segmento turístico. O selo foi cedido à ilha dos Arvoredos, que promove a educação ambiental para a sustentabilidade, cujo projeto data das décadas de 1950 e 1960, para ser um laboratório a céu aberto.

Quando concebida pelo engenheiro Fernando Eduardo Lee, com fins educativos, científicos e de ecoturismo, a ilha dos Arvoredos contou com recursos e tecnologias sustentáveis para demonstrar a importância da relação harmoniosa com o meio ambiente. Por isso, seu sistema de gestão foi pautado nos critérios do Green Key, programa gerido internacionalmente pela Foundation for Environmental Education (FEE), sediada na Dinamarca, representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). 

Ilha dos Arvoredos
Projeto é datado das décadas de 1950 e 1960 | Acervo Instituto Nova Maré

A certificação é uma conquista para o Brasil, já que, em todo o mundo, foram distribuídos mais de 4 mil selos Green Key e, destes, apenas 67 são atrativos turísticos como museus, centros de visitantes e parques temáticos. A ilha dos Arvoredos se tornou o único localizado nas Américas e no Hemisfério Sul; os demais concentram-se na Europa e na Ásia. 

A ilha de 36 mil m² está aberta à visitação ecoturística colaborativa desde 2021, por meio do Projeto Mundo Sustentável, uma parceria entre a Fundação Fernando Eduardo Lee (FFEL) e o Instituto Nova Maré (INMAR). O modelo de educação ambiental, que embasa o programa de visitação, foi elaborado na tese de doutorado da pesquisadora e conselheira da Fundação Fernando Eduardo Lee, Priscilla Bonini Ribeiro. “A conquista do selo é a materialização do anseio em apresentar a ilha como uma grande referência ambiental. Nos sentimos extremamente honrados. É motivo de orgulho não apenas para nós, pesquisadores, mas para todos os colaboradores, parceiros e, principalmente, um prestígio e referência para a comunidade, para que reconheçam e contribuam com as ações de preservação do nosso planeta para as gerações futuras”, ressalta. 

A visitação à ilha ocorre por meio de agendamento no site ilhadosarvoredos.com.br e abrange os seguintes modelos: aventura na ilha dos Arvoredos, com barco incluso; esporte, com locação de caiaque / stand up paddle; bem-estar (ioga e meditação); ecoturísticas e personalizada.

Reconhecimento 

A ilha dos Arvoredos passou por um processo de avaliação de documentação e de seu sistema de gestão, além de auditoria externa, realizada no dia 23 de dezembro de 2023, seguindo rigorosos critérios para conquistar a certificação. Conforme informado pela assessoria de imprensa do local, após a aprovação, os níveis de excelência devem ser mantidos, pois serão continuamente avaliados em inspeções regulares para manutenção do selo.

Bruno Tacon Cardoso, engenheiro ambiental, presidente do Instituto Nova Maré (INMAR) e responsável pela condução do processo para obtenção do selo, comenta: “O título de primeira Atração Turística Sustentável do Hemisfério Sul e das Américas, com o Green Key, valida o legado que Fernando Lee nos deixou. O Brasil já foi protagonista em sustentabilidade no passado, podemos retomar essa visão e colocar a ilha dos Arvoredos como um grande símbolo de que é possível termos um mundo sustentável. Mostramos que é possível, agora esperamos incentivar outros pontos verdes no mapa mundial do turismo sustentável".

Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa Green Key no Brasil, expressa sua satisfação: “É com imensa alegria que compartilhamos esta conquista marcante para o programa Green Key no Brasil. Além de ser um indicador de comprometimento com a sustentabilidade, o Green Key responde de maneira proativa à crescente demanda por um turismo mais consciente e integrado com os temas atuais. O programa Green Key oferece alternativas para turistas que buscam opções de viagem e entretenimento com valores ambientais, sociais e responsáveis”.

Green Key

Os objetivos do Green Key, em todo o mundo, é estimular o aumento do uso de métodos operacionais e tecnologias ecologicamente amigáveis e sustentáveis nos empreendimentos da indústria do turismo em geral.

Desde 1994, ele tem sido um dos principais programas de excelência em responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo. Para isso, fornece ferramentas consolidadas para um estabelecimento trabalhar sua gestão ambiental, sendo elegível para hotéis, albergues, pequenas acomodações, parques de campismo, parques de férias, centros de conferências, restaurantes e atrações. Suas ações estão conectadas aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2015-2030 abordados pelas Nações Unidas.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!