TRISTE

Espécime fascinante da maior raia do mundo aparece morta em praia do litoral de SP

Causa da morte é investigada; raia manta gigante, que possui o maior cérebro dentre todos os peixes do mundo, foi encontrada por banhistas na Ponta da Praia, em Ilha Comprida, e morador acionou órgãos de proteção

Da redação
Publicado em 23/08/2021, às 09h55 - Atualizado em 04/05/2022, às 08h37

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem: Leo Francini /  Projeto Mantas do Brasil
Imagem: Leo Francini / Projeto Mantas do Brasil

Uma raia manta gigante (Mobula birostris) foi encontrada morta na Ponta da Praia em Ilha Comprida, no litoral de SP, na tarde desta sexta-feira (20). Segundo informações da gestão municipal do município, técnicos do Ipec (Instituto de Pesquisa Cananéia) colheram amostras do animal para realização de necrópsia do animal que permitirão determinar a causa da morte, por enquanto indeterminada.

Segundo informações, a raia manta gigante possuía cerca de 5 metros. As dimensões da espécie aquática capturaram a atenção de banhistas que pararam para fotografar e gravar o animal morto. 

(Imagem: Leo Francini / Projeto Mantas do Brasil)

O Ipec foi avisado do espécime encontrado na praia por uma ONG da cidade que havia sido avisada por um morador. Segundo informações da Divisão de Meio Ambiente de Ilha Comprida, o animal foi enterrado após liberação do Ipec, neste domingo (23).  

Espécie pode chegar a duas toneladas e tem comportamento dócil Raia gigante morta em Ilha Comprida (Imagem: Acervo Pessoal / Fátima Siqueira)

Segundo informações do Instituto Laje Viva, que desde 2015 mantém o projeto Mantas do Brasil de preservação e pesquisa científica da espécie no litoral paulista, a raia manta gigante ou raia jamanta é a maior espécie de raia do mundo, podendo alcançar oito metros de envergadura e pesar mais de duas toneladas.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/costainfolitoral3& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

A espécie é longeva. Pode viver até 40 anos, embora sua expectativa de vida chegue, em média, à metade disso. Possui o maior cérebro dentre todas as espécies de peixes do mundo e não possui espinhos ou ferrão. Alimentam-se de plânctons e pequenos peixes. O animal é dócil de comportamento e costuma interagir com seres humanos. A pesca do animal, classificado como vulnerável à extinção, é proibida.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!