MÚSICA NO CASQUEIRO

Toquinho e Orquestra Sinfônica POP Arte Viva se apresentam em Cubatão

Show no sábado (6) será gratuito, no píer do Casqueiro, a partir das 19h; a cantora Camilla Faustino também participa do evento

Redação
Publicado em 03/01/2024, às 08h43 - Atualizado em 04/01/2024, às 09h03

FacebookTwitterWhatsApp
Toquinho tem mais de 50 anos de carreira e compôs mais de 500 músicas, até hoje - Divulgação
Toquinho tem mais de 50 anos de carreira e compôs mais de 500 músicas, até hoje - Divulgação

Talvez pelo nome Antônio Pecci Filho, você não saiba de quem estamos falando, mas se eu te contar que é o nome de batismo do cantor e compositor Toquinho, você pode se lembrar! Um dos grandes cantores e compositores do Brasil se apresenta neste sábado, dia 6, às 19h, em Cubatão, em um encontro especial com a Orquestra Sinfônica POP Art Viva, regida pelo maestro Amilson Godoy.  O show gratuito será na praça da Independência, em frente ao píer do Jardim Casqueiro, na mesma estrutura na qual ocorreu a Festa da Virada. A cantora Camilla Faustino também participa do evento.

O encontro reúne a combinação do clássico com a MPB. O convidado Toquinho, que tem mais de 50 anos de carreira, imortalizou uma parceria com Vinicius de Moraes, e já cantou com grandes gênios da música. No repertório, grandes sucessos, como: Aquarela;Tarde em Itapoã;Regra Três;Testamento;Meu Pai Oxalá, entre outras.

O último trabalho, Novas Cores, Eternas Canções, conta com gravações de mais de 20 clássicos da carreira, na companhia de Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Sandy, Giulia Be, Mart`nália, Camilla Faustino, Padre Fábio Melo e Pedro Bial, que declamou Testamento.

Orquestra Sinfônica POP
Orquestra Sinfônica POP Arte Viva é regida pelo maestro Amilson Godoy - Crédito: arquivo pessoal

Já a Orquestra Sinfônica POP Arte Viva pretende levar música erudita para o público de um jeito diferente. “Quis buscar outro ritmo para mesclar com a riqueza sinfônica e ninguém melhor do que Toquinho para uma parceria como esta”, disse o maestro Amilson Godoy.

A apresentação é promovida pela prefeitura de Cubatão e pela Rede, do Itaú. O Ministério da Cultura apoia o evento. De acordo com o prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira, o show será mais uma oportunidade para turistas e visitantes conhecerem as novas estruturas do Casqueiro, e fortalecer ainda mais o turismo de eventos na cidade. “Cubatão demonstra que está no circuito dos grandes espetáculos, trazendo artistas consagrados e consolidando o píer como grande espaço de apresentações na Baixada Santista”, afirma.

Toquinho 

Antônio Pecci Filho (Toquinho) nasceu em São Paulo, no bairro do Bom Retiro, em 6 de julho de 1946. Teve aulas com Paulinho Nogueira (primeiros e principais acordes), Isaías Sávio (violão erudito) e Léo Peracchi (orquestração). Gravou cerca de 82 discos, compôs mais de 500 músicas e fez cerca de 10.000 shows pelo Brasil e pelo exterior. Os principais parceiros musicais são: Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Francis Hime, Mutinho, Carlinhos Vergueiro, Gianfrancesco Guarnieri entre tantos outros.

Orquestra Sinfônica POP Arte Viva

Criada em 1993, pelo maestro Amilson Godoy, visa dar um tratamento mais elaborado à música popular, com o intuito de formar um público mais exigente. Amilson Godoy é pianista, compositor, maestro, arranjador e professor. Ele foi solista, integrante de prestigiados grupos e atuou frente a diversas orquestras sinfônicas do país. Venceu vários concursos antes de receber o prêmio de melhor arranjador, no 26º Festival Internacional da Canção de Viña Del Mar, feito, até então, inédito para um brasileiro. A partir de 1964, ganhou projeção com o grupo Bossa Jazz Trio, com o qual excursionou por diversos países das Américas e da Europa. Com Elis Regina, participou de várias turnês, além de seu lançamento na Europa no Festival Midem de Cannes e de sua primeira temporada no consagrado Teatro Olimpya de Paris.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!