HABITAÇÃO

Governo Ademário lança sistema on-line para cadastro habitacional

CadHab começa a funcionar nesta quinta-feira (21); a partir do dia 8 de janeiro haverá plantão presencial da Sehab para orientações

Redação
Publicado em 21/12/2023, às 09h03 - Atualizado às 09h20

FacebookTwitterWhatsApp
CadHab permite que população se inscreva on-line para participar de projetos habitacionais - Divulgação: prefeitura de Cubatão
CadHab permite que população se inscreva on-line para participar de projetos habitacionais - Divulgação: prefeitura de Cubatão

Atenção, para você que é morador de Cubatão e está interessado em participar dos programas habitacionais da cidade, a prefeitura lançou o CadHab , um sistema que  permitirá que as famílias se inscrevam de forma on-line e sejam incluídas nas políticas habitacionais do município, estado ou governo federal.

O CadHab estará disponível a partir desta quinta-feira (21), no site da prefeitura (acesse aqui). A inscrição no cadastro habitacional não é uma garantia de atendimento nos projetos e programas, mas é o primeiro passo para acessar a habitação. Veja as regras para participar:

  1. Quem nunca foi contemplado em Programa Habitacional ou de Regularização Fundiária.
  2. Ter renda familiar de 0 até R$ 8.000,00 (de acordo com os critérios do projeto ou programa vigente).
  3. Famílias que não possuam imóveis (registro ou contrato de gaveta)
  4. Famílias que não possuam financiamento habitacional.
Inscrições podem ser feitas pelo site da prefeitura - Divulgação: prefeitura de Cubatão

A cerimônia de lançamento ocorreu no paço municipal e o prefeito Ademário Oliveira expressou satisfação: “Fico muito feliz em poder presenciar este momento histórico para Cubatão. E digo isso não pelo cargo que ocupo, mas pelo passo que damos agora. Todos sabemos o quão importante é contribuir para solucionar questões que envolvem moradia e não é exagero dizer que Cubatão vive um novo momento, é uma nova cidade. O Cadastro Habitacional é pura tecnologia em favor da população que precisa de moradia e de forma digna”.

O chefe do Executivo também explicou que o CadHab trará mais clareza sobre a questão de moradias de interesse social e que algumas pessoas terão prioridade, como mulheres vítimas de violência, que precisam de mais cuidado.

A secretária de Habitação Andrea Castro disse que só de o munícipe evitar filas já é um avanço enorme. Além disso, as pessoas podem acompanhar o cadastro e verificar a ordem dos inscritos. “O Cadastro Habitacional é totalmente on-line e vai poupar tempo das pessoas, agilizando o trabalho e andamento dos processos. É uma ferramenta destinada a identificar a demanda habitacional do município, a partir dos dados individuais do sistema.”

Quem também comemorou a conquista foi o secretário de Governo César Nascimento, que destacou que, desde 2017, a produtividade na Habitação cresceu. “Só no processo de regularização fundiária já foram 3 mil famílias contempladas com a escritura da casa e a segurança jurídica do lar. Isso, sem contar as mais de mil moradias de interesse social em construção na Vila Esperança e as outras que serão realidade em breve, para receber moradores da Mantiqueira, Água Fria, Pilões, Vila Noel. O lançamento do Cadastro Habitacional Municipal é a garantia de que todo esse processo ocorrerá com ainda mais transparência e agilidade”, afirmou.

Técnicos da Secretaria de Habitação esclareceram também, que as informações inseridas no CadHAb serão avaliadas de forma contínua, enquanto o cadastro do cidadão estiver ativo. Caso alguém insira informações falsas no cadastro, isso caracteriza crime de falsidade ideológica e a pessoa estará sujeita às penalidades prevista em Lei.

A partir do dia 8 de janeiro até o fim do mês, haverá plantão presencial da Sehab, para orientações em dias úteis, das 10h às 16 horas, no 2º andar da prefeitura. Outra alternativa é o telefone (13) 3362 4291, que também é WhatsApp.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!