ALERTA IMINENTE

Nova gripe: Cubatão registra altos índices em um dia e confirma surto

Secretaria de Saúde realiza mudanças no Pronto Socorro Central para aprimorar atendimento da população

Da redação
Publicado em 17/12/2021, às 16h52 - Atualizado em 18/12/2021, às 17h25

FacebookTwitterWhatsApp
Vítima era um jovem de 17 anos, morador de Caraguatatuba e faleceu no dia 30 de dezembro Gripe H3N2 - Reprodução Arquivo/AFP
Vítima era um jovem de 17 anos, morador de Caraguatatuba e faleceu no dia 30 de dezembro Gripe H3N2 - Reprodução Arquivo/AFP

A Secretaria de Saúde de Cubatão (SP), confirmou, na terdes desta sexta-feira (17) que a cidade está em surto da nova gripe causado por uma variação do vírus da Influenza A, assim como já tem ocorrido em uma série de estados do país.

O atendimento das unidades de emergência do município, Pronto Socorro Central, Pronto Socorro Infantil e Unidade de Pronto Atendimento tem registrado em um só dia índices equivalentes a uma semana inteira da média dos últimos meses.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ http://bit.ly/CostaNortesonoticias3

& receba matérias exclusivas. Fique sempre bem informado! 📲

A Secretaria de Saúde ressalta que a situação é atípica, mas está reestruturando essas unidades para melhor atender a população. Uma das medidas é a ampliação da recepção do Pronto-Socorro Central para a área externa, ficando a entrada da unidade exclusivamente pela avenida Nove de Abril.

Casos no Litoral

Moradores de Santos e São Vicente denunciaram, no início da semana, que alguns bairros já registravam surto de gripe, uma moradora do Rádio Clube, na Zona Noroeste, relatou que toda a família ficou gripada, sendo três deles estão com sintomas graves da doença.

Outro morador divulgou imagens do pronto socorro do bairro Parque das Bandeiras, em São Vicente, com filas e segundo eles, todos com os sintomas dos pacientes eram de gripe.

Sintomas

No caso da gripe, as pessoas mais suscetíveis são as crianças abaixo de cinco anos de idade, idosos acima de 60 anos de idade, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades. Em caso de sintomas, procure atendimento.

As equipes técnicas sugerem que as famílias dos pacientes reduzam ao máximo o número de acompanhantes para evitar a superlotação dos locais de espera. É importante frisar que Cubatão, assim como todo o planeta, ainda não saiu da pandemia de covid-19.

Como os sintomas e as formas de transmissão entre gripe e covid-19 são semelhantes, a Secretaria de Saúde mantém as orientações das medidas preventivas contra infecções, como uso adequado de máscaras, manutenção das mãos limpas, distanciamento e isolamento em caso de sintomas após atendimento em unidade de Saúde.

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A. Os sintomas provocados por este vírus são os clássicos de gripe. Segundo os especialistas, o melhor a ser feito neste momento é as pessoas continuarem usando máscaras e evitando aglomerações.

"Do ponto de vista biológico, não vale a pena orientar as pessoas a se revacinarem. Vale a pena usar máscara. são as mesmas recomendações para prevenir a covid", afirma a médica Nancy Bellei em entrevista à Folha de SP.

***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!