CULTURA

De Cubatão para a passarela: estilista cria coleção com jeans reaproveitado e obra futurista

Coleção Zanzalá reúne 25 looks produzidos com jeans reaproveitado e referências à história industrial e à obra de Afonso Schmidt

Foto de modleos em desfile
Estilista Gui Amorim levou referências de Cubatão e da obra de Afonso Schmidt para a coleção Zanzalá - Divulgação/Prefeitura de Cubatão


Cubatãoserviu de inspiração para uma nova coleção de moda apresentada pelo Estúdio Traça, marca de upcycling de São Paulo. Intitulada Zanzalá, a coleção foi lançada na terça-feira (15), durante desfile na capital paulista, e reúne referências à história industrial do município e à ficção científica brasileira.

A coleção conta com 25 looks desenvolvidos a partir de peças e materiais de jeans do acervo da Levi’s. O trabalho de desconstrução e criação das novas peças foi elaborado pelo estilista Gui Amorim, natural de Cubatão e fundador do Estúdio Traça.

Entre as referências utilizadas está o romance Zanzalá, do escritor cubatense Afonso Schmidt. A obra, publicada originalmente a partir de 1928, apresenta uma visão futurista de uma sociedade projetada cem anos à frente. A relação entre o período imaginado pelo escritor e o tempo atual serviu como uma das bases conceituais da coleção.

Cubatão na passarela

Nascido e criado em Cubatão, Gui Amorim levou para as peças elementos relacionados à paisagem e à história do município. O contraste entre a atividade industrial, a Serra do Mar e a recuperação da vegetação aparece como referência para a construção visual da coleção.

O conceito também está relacionado ao trabalho desenvolvido pelo Estúdio Traça, que utiliza materiais descartados pela indústria têxtil para criar novas peças. No caso de Zanzalá, o jeans foi reaproveitado e passou por alterações de cortes, volumes e silhuetas.

Segundo Amorim, a relação entre Cubatão e a obra de Schmidt foi determinante para a criação. O estilista afirma que a coleção busca aproximar passado e futuro a partir da transformação de materiais que seriam descartados.



Moda e formação profissional

O projeto também contou com participação de estudantes do Senac São Paulo. Dez alunos do curso técnico em estilismo foram selecionados para participar de um workshop com o estilista e o stylist Marcel Maia.

As atividades ocorreram nos laboratórios do Senac Lapa Faustolo e incluíram etapas como pilotagem, provas de roupas e desenvolvimento de propostas utilizando a mesma base de jeans da Levi’s. Alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes também foram apresentados no desfile.

A apresentação teve ainda participação da MAC Cosmetics, responsável pela maquiagem do desfile. A proposta visual utilizou referências à fauna e à flora associadas à paisagem de Cubatão, com elementos inspirados nas características da vegetação e das aves.



Quem é Gui Amorim

Gui Amorim é formado em negócios de moda pela Universidade Santa Cecília e fundou o Estúdio Traça em 2016. O ateliê fica no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, e trabalha principalmente com o reaproveitamento de denim descartado pela indústria têxtil.

A relação do estilista com Cubatão também aparece na escolha de referências para seus trabalhos. A cidade, a trajetória pessoal e a obra de Afonso Schmidt foram incorporadas ao conceito de Zanzalá, levando elementos do município para uma coleção apresentada na capital paulista.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!