INUSITADO

Castelo em Cubatão faz sucesso nas redes sociais | VÍDEO

Católico construiu a moradia em homenagem à santa Tereza D’ávila; vídeo que mostra a construção já acumula 848 mil visualizações

Rebeca Freitas
Publicado em 26/01/2024, às 11h57 - Atualizado às 12h09

FacebookTwitterWhatsApp
Castelo em Cubatão é propriedade do 'rei' Ivanio Batista, 59 - Gustavo Batista
Castelo em Cubatão é propriedade do 'rei' Ivanio Batista, 59 - Gustavo Batista

Um castelo de 1,1 mil m² chama a atenção de moradores e visitantes de Cubatão, no litoral paulista. O responsável pela construção é o empresário no setor da reciclagem, Ivanio Batista da Silva, de 59 anos. No Instagram, um vídeo que mostra a construção já acumula 848 mil visualizações.

Depois de passar a morar na construção atípica, a família entrou na brincadeira, tornando-se a ‘família real de Cubatão’. Adorada por muitos, a casa é criticada por outros. “Logo que  o vídeo viralizou, veio uma enxurrada de comentários, tantos positivos quanto negativos, mas meu pai gosta de ler todos e dá risada com vários”, relata o ator Gustavo Batista, de 24 anos, primogênito de Ivanio e ‘príncipe’ de Cubatão.

O motivo para a escolha arquitetônica tão singular é explicado por Gustavo. “Ele sonhou com santa Teresa D'ávila e se tornou devoto a ela. Disse que, se a empresa dele, na qual colocou o nome da santa, fosse pra frente, faria um castelo em sua homenagem, já que a santa morava em um”, relata.

família
Filhos e esposa entraram na brincadeira e agora são 'família real de Cubatão - Gustavo Batista

Apesar de peculiar, a moradia é bem aceita na vizinhança. “Eu gosto de ser vizinha do rei. Mais que vizinha, eu me considero “amiga do rei”,  e isso é de grande prestígio na cidade, pois o rei Ivanio I é muito querido por todos. Sua casa é um ponto de referência importante no bairro, o que facilita para indicar a minha casa: eu sempre digo, moro do lado do castelo!”, menciona Paula Ravanelli, procuradora do município de Cubatão.

castelo
Apesar do interesse do público, castelo não é aberto à visitação, por enquanto - Gustavo Batista

“O rei é bem festeiro também, mas isso nunca me incomodou, até porque ele tem bom gosto musical (adoramos Maria Bethânia) e, geralmente,sou convidada para as festas. Temos alguns planos juntos para melhorar, ainda mais, a beleza do castelo. O lado que compartilhamos, que é um paredão nos fundos do castelo, será todo grafitado. Ele me prometeu que eu escolheria o artista e o tema da obra de arte. Tenho sonhado com isso, acredito que será a arte urbana mais significativa da cidade”, finaliza Paula.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!