ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Santos 478 anos: veja o que dá para fazer na bela orla da praia

Área tem o maior jardim de praia do mundo, ciclovia e uma galeria de arte ao ar livre, que abriga 38 monumentos, além de 77 quiosques

Rebeca Freitas
Publicado em 26/01/2024, às 07h00

FacebookTwitterWhatsApp
Orla santista, com seus sete quilômetros de extensão, muito verde e opções culturais e de lazer - Arquivo/ CN
Orla santista, com seus sete quilômetros de extensão, muito verde e opções culturais e de lazer - Arquivo/ CN

O aniversário de Santos é comemorado nesta sexta-feira (26), com a cidade histórica em festejos pelos seus 478 anos. Além de shows programados para a comemoração [leia aqui], turistas e moradores podem usufruir de um dos mais adorados trechos da cidade: sua orla da praia. Esta faixa de terra à beira-mar é palco para muitas atividades, desde práticas esportivas, atividades culturais e, até,  contemplação da natureza. A orla santista dispõe de sete quilômetros de extensão, ajardinados e floridos, ciclovia, equipamentos culturais e 77 quiosques no seu percurso. 

A secretária municipal de Turismo Selley Storino assegura que o espaço, às margens do Atlântico, é um dos pontos favoritos dos visitantes. “Além da praia, a orla tem muitas atrações para turistas, como o maior jardim de praia do mundo, registrado em 2002 pelo Guinness World Records, a ciclovia, uma galeria de arte ao ar livre, que abriga 38 monumentos e conjuntos esculturais, e os nossos prédios tortos, curiosidade que faz muito sucesso com os turistas”, exemplifica. 

escultura de Cristóvão Colombo
Escultura de Cristóvão Colombo na orla santista - Arquivo/ CN

Ainda conforme a secretária, a prefeitura realiza, na orla, o projeto Santos Verão, com tendas montadas nas praias do Boqueirão, Gonzaga e Pompeia, com muita música e dança. É também na orla que fica o Aquário Municipal, na Ponta da Praia, com ingressos vendidos a R$ 10. Conheça tudo que dá para fazer na orla de Santos:

Atividades existentes 

Não faltam programações na orla santista. Da ponte Edgar Perdigão, partem escunas para passeios na baía de Santos. Há também o Deque do Pescador, para quem gosta de pescar, bater papo e fazer novos amigos. O Cine Arte Posto 4, junto ao canal 3, também é uma opção para os amantes de filmes alternativos. 

Quando se trata de práticas esportivas, o beach tennis é, hoje, uma das principais modalidades, ao lado do futevôlei. Há opções para todos os gostos e idades, do quebra-mar até a Ponta da Praia. Entre elas, é possível destacar aulas de ginástica nos postos da praia, aulas de esportes náuticos, aulas de futevôlei, beach tennis, vôlei de praia, surfe, entre outras.

Pinacoteca Santos
Arquitetura da Pinacoteca mantém características do período áureo do café - Arquivo/ CN

A orla e seu entorno também são recheados de lugares históricos. A Pinacoteca Benedicto Calixto, na av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, está instalada na última casa da orla, que preserva as características do período áureo do café. Ela abre somente aos fins de semana, das 9h às 18h. No casarão branco, é possível apreciar obras do pintor que batiza o equipamento, e dar uma paradinha no Café Calixto e na pizzaria, que ocupam um charmoso chalé em seus jardins internos. 

Se a opção for cultura, há a Gibiteca Marcel Rodrigues Paes, com um acervo de 30 mil gibis, e a biblioteca Mário Faria, com variado e rico acervo de livros, revistas e jornais. Para os que gostam de artesanato, existe a Feirart, no canal 3, a primeira feira de artesanato do país, que começou em 1973, com os hippies e, hoje, conta com trabalhos de 170 expositores em barracas com bijuterias, roupas, sapatos, bolsas, artigos esotéricos e presentes em geral, além de praça de alimentação com diversidade gastronômica. 

Postos de salvamento

escultura surf
No posto 2, funciona a 1ª escola de surfe pública do Brasil - Arquivo/ CN

Estruturas com dupla funcionalidade, os postos de salvamento da orla santista oferecem opções variadas de cultura e esporte. Eles abrigam escola de surfe, cinema, gibiteca e biblioteca. É possível conferir a funcionalidade de cada um dos sete postos no site da prefeitura.

Jardim recordista 

jardim
Jardim conta com mais de 70 espécies ornamentais - Arquivo/CN

Santos é a casa do maior jardim de praia do mundo, registrado pelo Guinness World Records, em 2002, e mantém a posição até hoje. É um  verdadeiro cartão postal da cidade, que emoldura quase todos os sete quilômetros de praia - são  5.335m de extensão, e largura entre 45m e 50m, totalizando 218.800m². 

O jardim da orla apresenta tonalidades, texturas e aromas diferentes, em seus 1.300 canteiros, floreiras e vasos de plantas, com mais de  70 espécies ornamentais. Entre elas, lírios da paz, biris, dracenas, pingo-de-ouro, paulistinhas, margaridas brancas e amarelas, crinuns brancos e coleus. As espécies são do tipo perene, mais resistentes ao clima da região, que apresenta umidade, salinidade e vento. 

Há ainda 1.800 árvores de vários portes, como palmeiras, cicas e os famosos chapéus-de-sol. Esta rica flora atrai aves de várias espécies, algumas endêmicas, que constroem ninhos e ali vivem, e, outras, que usam o jardim para se alimentar ou como ponto de descanso durante os voos, inclusive, para fora do continente. O jardim também é uma galeria de arte ao ar livre, já que abriga nada menos que 38 monumentos e conjuntos esculturais, destacando personagens dos cenários santista, nacional e internacional.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!