DESCONTOS

Comerciantes do litoral paulista podem participar do Dia Livre de Impostos

Data é considerada um protesto contra as altas cargas tributárias e o baixo retorno dos impostos arrecadados; desconto ao consumidor pode chegar a 70%

Rodrigo Florentino
Publicado em 03/06/2024, às 15h42

FacebookTwitterWhatsApp
Produtos das lojas participantes podem ter até 70% de desconto para consumidores - Reprodução/Anuário ABAD
Produtos das lojas participantes podem ter até 70% de desconto para consumidores - Reprodução/Anuário ABAD

Na próxima quinta-feira (6), será celebrado o Dia Livre de Impostos, e comerciantes de lojas físicas e on-line da Baixada Santista e do litoral norte têm, até esta quarta-feira (5), às 22h, para se inscrever no site oficial da iniciativa. Ela é organizada desde 2003 em todo país, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem).

Nesse dia, as empresas participantes oferecem produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes, com descontos que chegam até 70%. A data é considerada um protesto contra as altas cargas tributárias e o baixo retorno dos impostos arrecadados pelas autoridades. Neste ano, a expectativa é de que cerca de 80 mil empresas e prestadores de serviço participem da ação no Brasil.

Já os consumidores que querem aproveitar a data, podem conferir as empresas participantes no site oficial do Dia Livre de Impostos. Lembrando que a página não vende nada, trata-se, apenas, de uma vitrine, que serve para direcionar o consumidor para as compras.

Confira nosso canal no WhatsApp

Motivo da data

O presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi, explicou a simbologia da data que, geralmente, é celebrada no dia 30 de maio, mas que, por causa do feriado (ponto facultativo) de Corpus Christi, mudou para 6 de junho. “Todos nós trabalhamos mais de 150 dias no ano para poder pagar impostos e somente depois disso, podemos dizer que trabalhamos para nós mesmos. Por isso, a data é um símbolo desta conscientização e também uma oportunidade de negócios”.

Nicolau Obeidi também faz o convite para as empresas de Santos que queiram participar. “Podem se inscrever pelo site e, caso tenham dúvidas, venham nos procurar. Esta data é considerada de grande movimentação de vendas para o comércio”. A CDL Santos Praia fica na avenida Marechal Deodoro, nº 13 (altos), no bairro do Gonzaga, e funciona de segunda a sexta-feira,  das 9h às 19h, telefone  (13) 3289 9495.

Números do ano passado

Segundo a CNDL, em 2023, mais de 50 mil lojas varejistas do Brasil participaram e movimentaram cerca de R$ 2 bilhões. Além disso, houve um impacto medido em R$ 63 milhões em mídias espontâneas.

No site oficial do Dia Livre de Impostos também é possível assinar o manifesto oficial, fazer o download de peças produzidas pela CDL Jovem, para que os participantes cadastrados divulguem a campanha e as promoções nas redes sociais e outros canais de comunicação. Também está disponível o manual de marca com todas as orientações para o uso das artes.

Rodrigo Florentino

Rodrigo Florentino

Formação e faculdade: Comunicação Social (Jornalismo) - Universidade Santa Cecília (Unisanta)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!