MORADIA

CDHU promove programa de negociação de dívidas habitacionais

Iniciativa da CDHU deve beneficiar quase 3 mil mutuários da Baixada Santista, principalmente aproveitando o pagamento do 13º salário

Redação
Publicado em 21/11/2023, às 16h03

FacebookTwitterWhatsApp
Propostas de parcelamento são enviadas pelos Correios, com um boleto de 10% do total devido - Divulgação CDHU/Habitação
Propostas de parcelamento são enviadas pelos Correios, com um boleto de 10% do total devido - Divulgação CDHU/Habitação

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) ampliou o acesso ao programa de negociação de dívidas para que os mutuários consigam ficar em dia com as prestações da casa própria. Para isso, oferece condições facilitadas, principalmente nesta época do ano, em que o 13º salário começa a ser pago no fim do mês, possibilitando a quitação de parcelas em atraso.

De acordo com a CDHU, em todo o estado de São Paulo, mais de 56 mil mutuários estão aptos a participar do programa e, somente na região da Baixada Santista, a medida pode beneficiar 2.966 famílias.

As propostas de parcelamento de débito estão sendo enviadas pelos Correios, junto com um boleto com 10% do total devido. Com o pagamento, automaticamente, o restante da dívida é parcelada nas prestações futuras, até o final do contrato, respeitada a parcela mínima de 5% do valor do salário mínimo vigente, atualmente no patamar de R$ 66.

Ainda, a CDHU explicou que, com o pagamento do boleto de entrada, o mutuário receberá um novo carnê na sua residência, com o valor da parcela resultante do acordo junto com as prestações mensais futuras. O parcelamento da dívida não aumenta o valor original da prestação e não aumenta o prazo do financiamento, apenas acrescenta periodicamente a quantia parcelada para quitação dos débitos. Após o período do acordo, o cidadão volta a pagar somente o valor da prestação mensal.

Os mutuários podem acessar o site do programa para obter sua proposta de acordo, com o termo e o boleto para pagamento. Também pode solicitar o boleto de entrada pelo Alô CDHU ou pelo WhatsAPP (0800-000-2348) para receber no e-mail de preferência ou no app ou site da CDHU, que conta com chat com atendimento em tempo real. 

Não caia em armadilhas

Para combater fraudes, a CDHU reforça junto aos mutuários que sejam confirmados, no ato do pagamento (no caixa, APP ou site do banco) o nome do cedente CDHU e o CNPJ 47.865.597/0001-09, reiterando que a linha digitável sempre inicia com 104 - Caixa Econômica Federal. Ainda, destacou que nunca solicita depósitos, transferências ou PIX, nem concede descontos volumosos do débito e que o único canal de Whatsapp é o do número 0800-000-2348.

Outro dispositivo importante para evitar cair em armadilhas de golpistas é o validador de boletos no site da CDHU, pelo endereço em que pode ser conferido se o documento é realmente do órgão. Quando o mutuário receber alguma proposta ou pedido de pagamento que não seja o boleto da CDHU, deve denunciar pelo e-mail [email protected] , fornecendo todas as informações que possuir (documentos, conversas, contatos, etc). Mais informações podem ser obtidas no Alô CDHU 0800-000-2348.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!