PREVENÇÃO

Prefeitura amplia sistema de drenagem e prepara Caraguatatuba para período de chuvas

Trabalho visa preparar os bairros para períodos de chuvas intensas, evitando assim enchentes e alagamentos

Redação
Publicado em 07/10/2023, às 14h31

FacebookTwitterWhatsApp
Principais trabalhos são desassoreamentos de córregos e valas, limpeza de canais, reparos de emissários danificados, troca de aduelas e tubulações para mais capacidade de drenagem, troca e limpeza de caixas de inspeção - Foto: Prefeitura de Caraguatatuba
Principais trabalhos são desassoreamentos de córregos e valas, limpeza de canais, reparos de emissários danificados, troca de aduelas e tubulações para mais capacidade de drenagem, troca e limpeza de caixas de inspeção - Foto: Prefeitura de Caraguatatuba

A Secretaria de Serviços Públicos da prefeitura de Caraguatatuba realizou ações preventivas para ampliar e melhorar a drenagem de águas pluviais em todo o município. O trabalho visa preparar os bairros para períodos de chuvas intensas, evitando assim enchentes e alagamentos.

Os principais trabalhos são desassoreamentos de córregos e valas, limpeza de canais, reparos de emissários danificados, troca de aduelas e tubulações para mais capacidade de drenagem, troca e limpeza de caixas de inspeção, entre muitas outras ações.

Em 2023, um dos principais trabalhos foi o desassoreamento e afundamento da calha do rio Santo Antonio, no trecho entre as três pontes que cortam o rio: próxima ao hospital Stella Maris, perto da Delegacia de Polícia e próxima à praia.

O objetivo é facilitar o escoamento das águas, evitando assim o transbordo do principal rio que corta a região central. As máquinas da Sesep trabalharam dentro do rio, com todos os cuidados para não causar qualquer dano ambiental.

Outros rios que cortam a cidade e recebem cuidados semelhantes são o Gracuí e o Cocanha, na região Norte, além do Guaxinduba, no final da praia Martim de Sá, no centro.

Na Martim de Sá, uma ação recente da Sesep foi a retirada de partes dos emissários de águas pluviais danificados pela força da maré. A equipe realinhou os emissários tirando a tubulação quebrada da faixa de areia que normalmente é atingida pela ressaca, evitando assim reincidência.

A praia do centro também possui emissários que, constantemente requerem a atenção da Sesep. Trimestralmente esses emissários são desobstruídos por máquinas escavadeiras que abrem caminho na areia para as águas de chuva chegarem ao mar.

A limpeza de canais é outra ação importante para a drenagem de águas. Toda vegetação e areia que entopem as estruturas de concreto dos canais são retiradas com uma periodicidade de cerda de 30 a 40 dias. Exemplos desses canais que constantemente recebem limpeza são os da av. Brasil, av. Siqueira Campos e av. Jundiaí, na região do bairro Sumaré.

Córregos e valas

As ações para melhorar a drenagem também chegam à região Sul, onde há o maior número de valas e córregos. Trata-se de uma região de planície, que não facilita a drenagem natural das águas pluviais e por esse motivo recebe atenção especial da Prefeitura.

Uma das mais relevantes valas é a que tem início na rua Shibata  (Perequê Mirim) e desemboca no rio Juqueriquere. Com uma extensão de 4km, ela passa também pelos bairros Pegorelli, Travessão e Barranco Alto. Trata-se de uma vala de grande importância para o sistema de drenagem da região Sul. Esse ano já é a terceira vez que a Sesep executa seu desassoreamento.

Estes mesmos bairros também são cortados por outros córregos e valas que requerem atenção e que constantemente são desassoreadas. Na região Centro/Sul, destacam-se as valas dos bairros Porto Novo, Pontal Santamarina e Morro do Algodão.

Na região Centro 2, estão as valas de drenagem dos bairros Jardim Gaivotas, Jardim Jaqueira e Rio do Ouro. No centro, estão os bairros Martim de Sá e Casa Branca/Olaria. Por fim, na região Norte, a atenção se volta para as valas que cortam o Massaguaçu e o Alto Jetuba.

O bairro mais ao Norte de Caraguatatuba, Tabatinga, onde sempre há um registro de chuvas mais intensas, recebeu 15 metros de novas aduelas e 30 metros de tubulação para formar um canal de drenagem para melhorar a vazão das águas do Rio Tabatinga.

Troca de tubulações pequenas por maiores, para aumentar a capacidade de drenagem também faz parte do conjunto de ações que melhoram a capacidade de drenagem. Entre os bairros beneficiados estão:  Pegorelli (ruas Rio Negro,  Rio Amazonas, avenida Circular e Sítio Guacá); Tinga (ruas João Jacinto da Silva, Aparecida Oliveira Moreira, Higino Martins, Francisco José da Silva e Maria Aparecida Oliveira Moreira), Aruan (avenida Almirante Tamandaré); Martim de Sá (rua Timbiras); Jardim Santa Rosa (rua Dois, sentido à Lagoa Azul).

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!