SOL E BEM-ESTAR

Praia da Mococa, em Caraguatatuba: banho de sol terapêutico em areia com minerais

A Praia Mococa de Caraguatatuba é um dos locais mais visitados por famílias, idosos e Portadores de Necessidades Especiais. Praia possui mar calmo e areia com concentração de minerais que faz bem para a saúde

Da redação
Publicado em 18/11/2021, às 14h39 - Atualizado às 12h46

FacebookTwitterWhatsApp
Praia da Mococa Praia da Mococa Caraguatatuba Caraguatatuba Praia da Mococa - Reprodução/Maria Diniz
Praia da Mococa Praia da Mococa Caraguatatuba Caraguatatuba Praia da Mococa - Reprodução/Maria Diniz

Quem vai à praia em busca de bem-estar pode encontrar o que procura na Praia da Mococa, em Caraguatatuba. Além do mar calmo e limpo, a praia do litoral norte paulista também concentra minerais na areia, o que dá ao banho de sol ainda mais benefícios terapêuticos.

A faixa de areia é dividida em espaços mais movimentados, ao norte, e um pedaço mais tranquilo, ao sul. Isso faz dela um bom local para curtir tanto com a família, quanto com amigos ou sozinho.

Onde fica a praia da Mococa?

Praia da Mococa Praia da Mococa Caraguatatuba Caraguatatuba Praia da Mococa (Reprodução/Randolfo Santos)

A Praia da Mococa fica a 14 quilômetros do centro de Caraguatatuba, a cerca de 175 quilômetros da capital paulista. Está entre as praias da Cocanha, ao sul, e da Tabatinga, ao norte.

Como chegar na Praia da Mococa?

Praia da Mococa Praia da Mococa Caraguatatuba Caraguatatuba Praia da Mococa (Reprodução/Paulo Belarmino)

O acesso pode ser feito de carro ou ônibus urbano pela Rodovia Rio-Santos (SP-55) a partir de dois acessos, não pavimentados. Um, mais ao norte, dá acesso ao trecho da praia que conta com infraestrutura oferecida pelos quiosques instalados no local. Outro acesso, mais ao sul, leva à parte agreste da praia, com menos movimento, e sem infraestrutura e serviços.

Como é praia da Mococa?

Praia da Mococa Praia da Mococa Caraguatatuba Caraguatatuba Praia da Mococa (Reprodução/Maria Diniz)

A praia da Mococa tem cerca de um quilômetro de extensão. O mar tranquilo faz com que ela seja ideal para banhistas e para a prática de caiaque, que pode ser alugado no local.

Durante o verão, um posto de guarda-vidas é instalado na praia. A costeira, próxima à foz do Rio Mococa, no lado norte da praia, é ideal para a prática de mergulho livre.

A areia terapêutica da Praia da Mococa

Praia da Mococa Praia da Mococa Caraguatatuba Caraguatatuba Praia da Mococa (Reprodução/Maria Diniz)

Repleta de minerais, a chamada areia monazítica da Praia da Mococa faz bem a quem tem artrite, inflamações, dores reumáticas e nas articulações. A areia, espalhada sobre os locais afetados, provoca uma radiação que estimula os tecidos e favorece o fluxo sanguíneo.

Ilha do Tamanduá

Praia da Mocaca Praia da Mocaca Caraguatatuba Caraguatatuba Praia da Mocaca (Reprodução/Arte DNT)

A praia da Mococa é também o local mais próximo da Ilha do Tamanduá, muito procurada por praticantes de pesca esportiva e mergulho livre.

A Ilha do Tamanduá, maior Ilha de Caraguatatuba, é ainda um local pouco conhecido. Uma ilha de praias tranquilas, areia fina branca e água cristalina. Saindo das praias da Mococa ou da Tabatinga, é possível acessar a Ilha do Tamanduá por travessia marítima, de lancha, bote ou escuna.

A Ilha do Tamanduá possui área de 1.133m² e é coberta por vegetação natural. Cinco praias compõem este atrativo turístico: Praia do Fogacho, Praia da Fazenda, Praia do Meio, Praia da Laje e Praia do Sururueiro.

A Ilha tem uma trilha de cerca de 20 minutos de caminhada através da costeira. Essa trilha liga a Praia do Meio à Praia da Laje e deixa o visitante em contato com a natureza intocada do lugar.

A grande variedade de fauna e flora marinhas, os diversos parcéis e rochas submersas e as águas claras e tranquilas, tornam a Ilha do Tamanduá um destino muito procurado por mergulhadores e pescadores. Por ser um local de natureza mais rústica, apresenta pouca infraestrutura.

Portanto, o visitante tem que se precaver levando água, lanches e repelente para insetos. É importante também levar sacos plásticos para carregar de volta todo lixo produzido durante o passeio.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!